A situação pela qual o mundo tem passado impactou diretamente a vida das pessoas e o isolamento social refletiu diretamente na economia, em diversos setores no Brasil. Uma situação inesperada, que exigiu resiliência e adaptabilidade de todos, em especial das empresas.
Muito se fala sobre transformação digital e hoje sabemos que aquelas empresas que já estavam implantando estratégias digitais eu seus negócios saíram na frente. E isso é uma tendência relevante – não somente em momentos de isolamento social – que irá perdurar e promover uma mudança definitiva nos hábitos de consumo e no comportamento do consumidor.
Em recente pesquisa realizada pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo junto com a Toluna, foi possível comprovar que as vendas online aumentaram mais de 60% desde que o isolamento social se instalou no Brasil. O serviço de delivery de alimentos por exemplo, teve um aumento na procura de quase 80%. Ou seja, é preciso se reinventar e se adaptar rapidamente ao mercado; as oportunidades surgem junto com os obstáculos, cabe a você decidir se vai olhar para o problema ou focar na solução.
No mês de maio, comparado ao mês de abril, segundo pesquisa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico junto com o Movimento Compre & Confie, o índice do faturamento de compras virtuais subiu 130%.
Growth Hacking – Como aumentar suas vendas online
Growth Hacking ou Hack de Crescimento é um método que tem se tornado o queridinho do pessoal do marketing. Na verdade, trata-se de um mix de estratégias que as startups usaram para crescer de maneira maciça com orçamento baixo e em pouco tempo, e o sucesso da dessa estratégia a transformou em um método replicável.
Nesse método, o estrategista identifica brechas e as transforma em oportunidades para o seu negócio crescer de forma mais inteligente e acelerada. Mas atenção! É preciso tomar cuidado porque nem todas as ações atribuídas ao método são consideradas boas práticas. Aqui, claro, vamos deixar as dicas das melhores práticas do método GH:
- Pesquisa e desenvolvimento
- Captação de leads e análise de dados
- Monitoramento e métricas de redes sociais
- Criatividade nas ações estratégicas de comunicação
- Tecnologia da informação ou engenharia da computação
Pesquisa e desenvolvimento
Quando um negócio está na fase de montar o e-commerce ou já o tem e precisa melhorar a estrutura e experiência do cliente para aumentar as suas vendas, em tese, essa etapa de pesquisa e desenvolvimento já foi feita. Aqui nos referimos tanto à pesquisa e desenvolvimento do produto quanto do mercado. Concorrência, perfil de consumo, jornada de compra, poder de investimento e metas de receita x despesa, melhor formato de pagamento, fornecedores, forma de distribuição e entrega, etc. Para chegar ao e-commerce é essencial ter essa fase estruturada.
Tecnologia da informação e engenharia da computação
Depois de todo o processo de pesquisa e desenvolvimento, um e-commerce precisa de fato ser criado e isso passa pela tecnologia da informação, que busca soluções para questões fundamentais como armazenamento de dados, segurança da informação, métodos de pagamento, hospedagens entre outros. Parece complexo ter um e-commerce, mas não se preocupe! Você não precisa entender de tecnologia com profundidade, mas é necessário que tenha uma empresa confiável e qualificada que cuide disso para você!
Criatividade nas ações estratégicas de comunicação para vendas online
Você vai precisar de um planejamento estratégico para o seu e-commerce e nesta etapa, empenho, estudo, dedicação e criatividade não podem faltar! Usar o link building tradicional ainda funciona, mas dentro de uma ação integrada de marketing; isolado não vai gerar resultado. Influencers, emails de nutrição também devem estar na sua estratégia.
Outro meio que traz retorno, por gerar autoridade e credibilidade ao seu e-commerce é o guest post (textos publicados por você em sites relevantes dentro do seu nicho de atuação). Mas para trazer resultado positivo, o conteúdo deve ser interessante para sua persona, de forma a despertar seu interesse e ser publicado em sites idôneos. A partir dessa relação pode surgir uma parceria promissora quanto à visitas orgânicas, tráfego e ranqueamento.
Captação de leads e análise de dados
Para trazer leads qualificados é fundamental a análise de dados do total de leads captados. Para isso, o sistema de automação de marketing é muito importante.
As compras online estão em alta e pra isso você precisa estar atento às ações dos seus concorrentes e buscar alternativas para se diferenciar. Atendimento diferenciado, prazo de entrega, bônus relevantes, formas de pagamento, programas de pontos ou fidelidade e outros diferenciais certamente vão ajudar a atrair mais leads qualificados. Faça a diferença e saia da sua zona de conforto, mas acima de tudo, entregue o que se comprometeu!
Monitoramento e métricas de redes sociais
Essa etapa é o que se chama no Growth Hacking de estratégia de experimentação. Você experimenta e testa. Como? Monitorando a ação e o resultado, seja ele de conversão ou venda efetiva. Vai depender do objetivo da sua ação. Preço competitivo é importante e qualidade é fundamental, assim como ter diferenciais como formas de pagamentos facilitados ajuda. Garantir feedbacks positivos com entregas de soluções eficientes é o ‘pulo do gato’.
Estratégia básica de marketing de conteúdo na técnica do Growth Hacking para e-commerce
Ferramentas de marketing para entrar em contato com o usuário que abandonou o carrinho e não concluiu a compra é uma premissa vital e que muitas vezes é o gatilho pra começar um relacionamento com esse lead:
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- Estabeleça um tom de voz que gere identificação com seu público
- Identidade visual ‘clean’ que torne a navegação intuitiva contribui para encontrar os produtos e efetivar a compra, sem muitos elementos que distraia o comprador
- Faça do seu e-commerce um ambiente de acesso fácil para o usuário
- Exponha depoimentos e avaliações verdadeiras que agreguem valor e gerem credibilidade
- Tenha um blog atrelado ao e-commerce pois isso potencializa o seu alcance orgânico
- Indique produtos relacionados, com alguma vantagem, sem poluir o ambiente da navegação ou sobrecarregar o momento de decisão do cliente em potencial – cuidado aqui para não distrair e dispersar a pessoa.
Segurança de Dados
A segurança de dados é a principal prioridade de um e-commerce. Ter o selo de segurança digital é fundamental para o posicionamento e crescimento da sua loja. Para isso, é necessário adequar seus formulários e plataformas à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Curiosidades do Growth Hacking
Para aplicar o Growth Hacking, o marketing de conteúdo é fundamental. Conteúdo criativo e relevante é quem comanda e dá sustentação ao seu negócio, se tornando base para sua equipe de vendas, ainda que online. Por mais que o perfil de consumo mude, uma coisa não mudou, aliás, está potencializado – os consumidores querem conteúdo, informação, posicionamento de marca. Por isso o conteúdo converte e a conversão vende!
Um exemplo muito conhecido na internet foi o case da gigante do varejo, Magazine Luiza, que em 2008, quando quase ninguém do segmento tinha blog, lançaram o Blog da Lú. Em dois anos o tráfego quintuplicou e atualmente o rankeamento orgânico da busca dos produtos está na primeira página dos buscadores online.
- Termo usado pela primeira vez, por Sean Ellis
- O conceito trabalha economia de dinheiro para obter resultados a curto prazo
- Growth Hacking é um trabalho quase que exclusivo de testar métricas e avaliar suas eficiências (o tempo todo)
- No início os estrategistas que usaram o Growth Hacking empregaram técnicas agressivas e extremamente criativas, ousadas e inovadoras, sempre com as análises de métricas periódicas para medir o que estava funcionando e mitigar os riscos e perdas. Ou seja, é conceito que desenvolve um marketing orientado à experimentação e testes, rápidos.
Com o mercado de compras online aquecido, este é o momento certo para aumentar as vendas do seu e-commerce ou então inserir a sua empresa no universo digital. Fale com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções!