Ter um site responsivo significa que seu endereço eletrônico se adapta aos diferentes equipamentos sem prejudicar a experiência do usuário. Em outras palavras, o site responsivo é projetado para se ajustar automaticamente aos diferentes aparelhos. Sejam eles mobile ou desktop, com qualquer tipo de resolução, o site responsivo mantém a qualidade para o usuário, sem distorções ou perdas de acessibilidade.
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Trabalhar um design responsivo, bem como fontes e textos alternativos são fatores que estão relacionados à programação dos sites. Ou seja, projetar as imagens para que identifique as dimensões de cada dispositivo e como a página será apresentada. Todos os elementos do site devem se manter proporcionais, independente por onde são acessados.
O maior buscador da internet há mais de duas décadas, a Google segue com atualizações constantes em seus algoritmos. Por isso, estar atento às mudanças e quais tecnologias te colocam na primeira página do maior buscador online do mundo é fundamental. E ter um site responsivo é uma das métricas do Google para estar na primeira página.
Por que ter ou tornar o site do meu negócio responsivo é importante?
Com a velocidade com que a transformação digital vem acontecendo, para ter vantagem competitiva é preciso no mínimo estar em pé de igualdade com seu concorrente. Sendo assim, vamos listar 3 bons motivos para você refletir sobre a importância do site responsivo para o seu negócio.
1. Ascensão do acesso via mobile – Mais de 50% da população brasileira conectada
De acordo com a pesquisa da TIC – Tecnologias da informação e comunicação, no Brasil, cerca de 200 milhões de pessoas têm acesso à internet. Destes, mais de 50% estão nas áreas rurais do país e acessam a internet por diversos aparelhos. Na maior parte do tempo a navegação é via celular ou tablet. Essa tendência está em franca ascensão com expectativa de chegar a mais de 80% dos acessos híbridos. Ou seja, em diferentes aparelhos e formatos.
2. Maior velocidade, melhor navegabilidade entre as páginas e experiência do usuário
Sites responsivos tendem a ter melhor navegabilidade entre as páginas devido a maior velocidade de resposta aos cliques. Assim, conseguem promover melhor experiência para os usuários. Um estudo da empresa Comscore sobre “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, publicou recentemente que entre janeiro de 2020 e junho de 2021, muito em virtude do cenário pandêmico, fez com que o tempo do brasileiro na internet por meio do celular aumentasse 23%. Esse comportamento tem se mantido e ter um site responsivo favorece a preferência do público.
3. Menor taxa de rejeição, maior alcance nas vendas e conversão de Leads qualificados
Com maior velocidade e melhor navegabilidade, a taxa de rejeição diminui. Aumenta também a taxa de navegabilidade entre as páginas o que converte em vendas ou captação de leads qualificados. Esses três fatores favorecem para que sejam feitos mais compartilhamentos nas redes sociais e os sites se tornam mais adaptáveis às mídias digitais e novas plataformas, bem como para dispositivos futuros.
Como o site responsivo aumenta sua autoridade para o Google?
Além das vantagens já mencionadas e a adaptação a qualquer ferramenta, o site responsivo expande a presença digital com mais visualização e qualidade em situações de zoom.
É indicado que empresas facilitem a navegação por meio de uma programação responsiva. Lojas virtuais e e-commerce que não são responsivos perdem significativamente em vendas pois o site tende a travar e o usuário desiste abandonando o carrinho com mais frequência. Assim sendo, e-commerce precisa necessariamente ser responsivo.
Na verdade, ser responsivo não é uma métrica exclusiva que faz aumentar sua autoridade perante o Google. O que acontece é que, a medida que seu site tem mais acessos, citações em outros sites, interações nas redes, visualizações, navegabilidade entre páginas, entre outros, o algoritmo do Google “lê” toda essa experiência do usuário e chega a conclusão de que “seu site tem relevância” e te coloca na primeira página.
Estando na primeira página do Google, consequentemente aumenta sua autoridade, credibilidade e presença digital na internet. Quanto mais cresce sua presença nos diferentes canais, mais o Google entende o seu site como autoridade em determinado assunto ou segmento de mercado. Sendo assim, atuar de maneira integrada e sempre atualizada é o que faz com que o Google credibilize o seu negócio no universo online. O primeiro passo, certamente é ter um site responsivo para ganhar a simpatia dos usuários por meio de uma boa experiência de navegabilidade. Entretanto, há diferenças entre site responsivo e site mobile que você precisa saber.
Enquanto o site responsivo é totalmente adaptável o mobile é desenvolvido para uma boa experiência do usuário de modo exclusivo ao equipamento mobile, específico.
Para saber qual é o mais indicado para o seu negócio é preciso uma análise de público e de comportamento do perfil desse público na internet. Contudo, para o Google o formato responsivo sempre estará um passo à frente na métrica de autoridade.
Nesse contexto, na Santa Fé/FALOMI temos um produto que se encaixa em ambos os perfis. O Falomi Page é um site totalmente personalizável em formato responsivo com baixo tempo de desenvolvimento e bom resultado junto aos algoritmos do Google quando desenvolvida uma estratégia de divulgação e marketing de conteúdo.
Podemos reformular seu site, atualizar o conteúdo ou desenvolver um novo. Para saber mais detalhes e diferenças entre site responsivo e mobile, e ainda, como conseguir bons resultados nos dois formatos, entre em contato com nossa equipe. Será um prazer poder ajudar vocês.