Quem fizer essa pergunta para o Google certamente irá encontrar muitas respostas que convergem para o “sim”. Mas a verdade é que “redes sociais” não são ambientes de vendas e sim de relacionamento e distribuição de conteúdo. Ou seja, devem sim fazer parte da sua estratégia de comunicação, marketing e vendas, mas, sozinha, não vendem! Ou melhor, podem até vender, porém não com o mesmo potencial de um site ou e-commerce.
Vale destacar que, rede social não é estratégia de venda, faz parte da estratégia como um canal de comunicação. Mas, isolada, não é uma ferramenta estratégica eficaz.
O que isso quer dizer? As redes sociais são voláteis e por isso sozinhas são consideradas pelos profissionais de marketing e vendas como ineficientes do ponto de vista estratégico para alicerçar a comunicação com o objetivo de venda. Em outras palavras, são consideradas importantes canais, mas sem uma base sólida, a longo prazo podem atrapalhar ao invés de contribuir. A exemplo disso é possível citar a rede social Orkut, que apesar das páginas, grupos, comunidades, perfis, etc, foi engolida pelo Facebook.
Dito isso, vamos explicar um pouco mais o motivo pelo qual as redes sociais não é uma estratégia de vendas; e porque a melhor mídia digital para você fortalecer seus canais de vendas é o site. Continue…
Redes Sociais – Poderosos canais de relacionamento
Ter um perfil nas redes sociais com objetivo principal de “vender produto ou serviço”, é sinônimo de: estar no lugar certo com o objetivo errado. É possível vender pelas redes sociais? Sim! É o canal mais seguro e ideal? Não! ⠀
Quem trabalha com Marketing Digital sabe: redes sociais vendem, mas não é para isso que existem. Os diferentes perfis de redes existem justamente para que cada uma seja usada com o objetivo adequado.
Vídeos curtos e divertidos como os publicados no Reels ou no Tik Tok atraem um público e contribuem significativamente para a presença digital da sua marca, mas não é um canal de vendas.
O Linkedin é uma rede incrível para estabelecer conexões corporativas, divulgar sua marca e empresa no contexto B2B ou B2H; além de certamente indexar os conteúdos do seu site e também ajudar substancialmente no ranqueamento dentro dos buscadores online.
O Facebook e o Instagram também podem contribuir a favor quando o assunto são os algoritmos e a inteligência artificial que permeia a web; assim como as plataformas e redes de podcasts, tutoriais em vídeo, etc.
Mas, as redes sociais, seja qual for, é lugar de relacionamento e distribuição de conteúdo. Elas devem estar na sua estratégia de comunicação como um prisma que converge para aumentar o tráfego do seu site, e lá sim, converter vendas seguras, que fidelizam o cliente.
Com um conteúdo inteligente e estratégico, é possível mostrar produto e serviço, atraindo a persona para o site, para conhecer todas as outras soluções que sua marca ou empresa tem para oferecer.
Site – O endereço eletrônico que gera credibilidade e converte suas vendas!
As empresas ou pessoas autônomas que na época apostaram sua comunicação e conteúdos apenas no Orkut, como comentado anteriormente, tiveram pouco tempo e muito trabalho para fazer um backup e recuperar seus registros.
Ou seja, o canal mais seguro antes de qualquer outra ação de comunicação e marketing é ter um site. A analogia que gostamos de fazer aqui na agência, e que é muito difundida no universo de quem atua com marketing digital, é que “pautar sua comunicação nas redes sociais, é como construir uma casa em um terreno alugado.”
Então, tenha o seu site e use as redes sociais para diversificar seu conteúdo, aumentar sua presença digital e gerar tráfego pro site. Isso é estratégia. Ele sim deve ser seu canal de vendas e captação de leads qualificados.
Mas atenção, o site precisa estar em um servidor confiável e de preferência com um domínio próprio para que você consiga garantir algumas políticas de segurança.
O grande diferencial do site é a possibilidade de proporcionar experiências personalizadas ao usuário e se destacar no meio de tantas lives, stories, e outros recursos já tão comuns.
Claro que ter webinars, vídeos e outros formatos de materiais e posts é de suma importância. Mas dentro do site as capacidades exequíveis para proporcionar uma experiência única ou marcante para sua persona são muito mais diversas do que as oferecidas apenas pelas redes sociais. ⠀
Você precisa conhecer a sua persona e as necessidades dela para oferecer a solução ideal, além de entender como ela se comporta para que, assim, possa traçar um caminho que transforme a sua audiência em cliente.
O resultado da venda é a soma do relacionamento das redes com a experiência que você entrega ao internauta. E isso é muito mais impactante quando você agrega valor a suas redes sociais com o link do seu site na bio, por exemplo 😉.
E como fazer para unir as duas coisas? Vem conhecer nossas propostas que atuam dentro dos princípios do Inbound Marketing. Certamente depois de traçar um diagnóstico chegaremos à melhor estratégia para você aplicar as ferramentas adequadas ao seu negócio, atraindo sua persona e gerando resultado; ou seja, vendas!