Hoje, mais do que nunca, o Google é o site de busca referência no mundo com grande poder de influência nas decisões dos usuários da internet. Ter sua empresa na melhor posição do Google é fundamental, pois é quem comanda as buscas na web, determinando quais páginas são mais úteis e relevantes para os usuários.
No entanto, é exatamente esse poder que o Google detém que torna possível chegar à primeira página dos resultados do maior mecanismo de pesquisa do mundo.
Mas, o que tem de tão importante em estar na primeira página do Google? Neste post falaremos sobre 6 grandes vantagens de melhorar o posicionamento do seu site no Google.
Estar na primeira página do Google – o que eu ganho com isso?
Coloca seus Negócios a Frente de Novos Clientes
Estar na primeira página do Google é importante porque coloca sua empresa à disposição de novos clientes. Por exemplo, digamos que você tenha um local físico. Se você tivesse a escolha entre colocar seu negócio na estrada principal que passa pela cidade, ou em uma rua lateral que quase não recebe tráfego, qual você escolheria? A estrada principal é claro. Porque, no final, quanto mais pessoas enxergarem sua empresa, mais pessoas podem se tornar clientes ou recomendá-las a outras pessoas.
Bem, o Google recebe cerca de 167 bilhões de buscas por mês. Então, ficar na primeira página do Google é como localizar sua empresa na estrada mais movimentada da cidade. Uma cidade muito, muito, grande.
Aumenta sua Visibilidade Online
Agora, e se você tivesse que escolher entre a rua principal de uma cidade do interior ou a rua principal de uma metrópole com pessoas que querem e precisam do seu negócio? Você escolheria a cidade cheia de clientes em potencial, correto?
Além de estarem conectadas, as pessoas estão usando a internet para tomar decisões de compra. De acordo com infográfico divulgado pela MineWhat, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar.
Com resenhas, mapas, avaliações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google fornece uma grande quantidade de informações, antes mesmo que o usuário clique em algum dos resultados da busca!
Se uma pessoa clica no seu site ou não, estar na primeira página do Google é importante porque coloca sua empresa na frente das pessoas que pesquisam pelos seus serviços. Como dissemos anteriormente, é como ter o seu negócio na rua mais movimentada de uma cidade cheia de clientes prováveis.
Aumenta o Tráfego para o seu Site
Uma das principais razões pelas quais as pessoas recorrem ao Google, é porque estão procurando a resposta para algo que é importante para elas. Seja uma informação de produto, serviço ou algo mais subjetivo, mas que pode ser agregado a um serviço que a sua empresa oferece. Por exemplo, a pessoa pergunta “o que é yoga” e você tem um espaço que, entre outras coisas, oferece a prática da yoga. Ainda que esta pessoa estivesse fazendo esta pesquisa para um trabalho de faculdade ou profissional, o seu site estando na primeira página vai atrair. E, se essa pessoa encontrar a informação que precisa no seu site, irá aumentar o tráfego ainda que, num primeiro momento, não haja uma nova matricula.
A primeira página do Google rende cerca de 10 resultados e, considerando que 91% dos usuários nunca vão à segunda página, parece que esses 10 resultados são suficientes.
Estar na primeira página do Google aumenta drasticamente o tráfego para o seu site. Na verdade, a primeira página do Google captura pelo menos 71% do tráfego na web (algumas fontes indicam até 92%). A segunda página está longe de ser um sucesso: essa porcentagem tende a cair para 6% dos cliques no site. Esse declínio acentuado no tráfego da web é um indicador da importância da primeira página do Google.
Aumenta sua Experiência
Entrar na primeira página do Google exige um aumento significativo da quantidade e da qualidade do seu conteúdo. É claro que leva tempo para construir um conteúdo e para o Google reconhecer que o mesmo satisfaz as necessidades das pessoas que pesquisam pelas informações. No entanto, o aumento do tráfego do ranking mais alto no Google vale bem o investimento e a espera.
Além disso, escrever regularmente sobre seu negócios exigirá uma sintonia com as últimas novidades do setor. Aparecer na primeira página do Google é importante porque facilita o desenvolvimento e a manutenção de uma base sólida de conhecimento sobre a qual sua empresa pode se manter firme.
Aumenta a Credibilidade
Um dos benefícios mais importantes de estar na primeira página do Google é que se ganha confiança e credibilidade. Em primeiro lugar, o Google é uma plataforma amplamente usada e altamente confiável, em que as pessoas confiam. Estar na primeira página do mecanismo é como dizer às pessoas que você tem a aprovação do Google.
Se as pessoas confiarem no Google e o Google aprovar você, as pessoas estarão mais propensas a confiar em você.
Não há atalhos para melhorar sua classificação no Google. É um processo de longo prazo, de fornecimento de informações precisas e consistentes, que facilitam uma experiência positiva ao usuário.
Aumenta o Engajamento
Como mencionado acima, melhorar sua classificação no Google exige conteúdo e eu digo muito conteúdo MESMO. Com mais conteúdo, você tem mais material para promover seu negócio. Você pode compartilhar links para posts de blogs e páginas em suas mídias sociais e canais de e-mail. Você também pode pegar pequenos trechos de publicações maiores para criar posts de mídia social. Você pode até mesmo obter informações de posts do blog e usá-los para folhetos impressos e outras estratégias de marketing off-line.
Em seus esforços para chegar à primeira página do Google, onde as pessoas descobrirão você com mais frequência, seu aumento de conteúdo significa potencializar as oportunidades de envolvimento por meio de redes sociais e e-mails. Quanto mais você puder se engajar com seu seguidor, mais você poderá fortalecer sua conexão com ele.
Estar na primeira página do Google, ou até melhorar sua classificação, é muito factível, mesmo para pequenas empresas. Demanda trabalho e tempo, mas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu negócio.
Conte com a ajuda de profissionais para realizar essa tarefa. Entre em contato com a Santa Fé/FALOMI clicando aqui ou pelo telefone +55 (19) 3836.3315.