A praticidade dos conteúdos de áudio tem atraído cada vez mais adeptos nas mais variadas plataformas de streaming dessa modalidade de comunicação. Extremamente democrático e acessível, os podcasts estão conquistando jovens e adultos em todo o Brasil.
Segundo uma pesquisa divulgada pela comscore o público que mais consome conteúdos em áudio no Brasil tem entre 25 e 34 anos de idade mas, a faixa etária dos 15 aos 45+ tem diferença muito pequena em percentuais na pesquisa. Ou seja, jovens e adultos estão se tornando ouvintes assíduos, otimizando tempo. A verdade é que as pessoas estão cada vez mais tempo com seus fones em seus ouvidos independente do que estejam fazendo…
Especialmente como ferramenta de marketing os 3 tipos de materiais mais usados em formato de áudio, que triplicam o alcance das produções, são:
- Posts Narrados – como este por exemplo.
- Audiobooks – que consiste na leitura de um livro, físico ou digital, com linguagem interpretativa e muitas vezes mais de um locutor para diferenciar as vozes dos personagens.
- E os famosos Podcasts.
Mas afinal, o que são Podcasts?
Podcasts são conteúdos gravados em áudio e transmitidos online, com a possibilidade de fazer download para escutar offline.
De modo geral são elaborados em formatos de série com diversos episódios sobre um tema central para aprofundar as pautas ou ampliar o leque de possibilidades do assunto, temática ou perfil do programa; também chamado de podcast.
Os podcasts são divididos basicamente em 4 tipos e tem forte influência do rádio. A pessoa ou empresa pode trabalhar com um podcast do tipo “Entrevista”. Sabe aquele “pingue-pongue” bem conhecido no universo da comunicação? Pois é. Pode ser feito ainda em forma de “monólogo”, ou seja, um podcast individual, onde a pauta abordada e explorada de maneira interativa com o público enviando perguntas via chat.
Tem ainda o tipo informativo, bem parecido com muitos programas de rádio no ar até os dias atuais. E por fim, mas sem esgotar as inúmeras possibilidades do universo dos podcasts temos o formato “painel”; que é quase o “roda viva” dos podcasts. Mas esse precisa ser muito bem estruturado para não virar um grande ruído onde ninguém se entende.
Porém, os formatos de gravação mais comuns são as entrevistas com um interlocutor e um convidado especialista no assunto; ou, as gravações individuais com participação do público via chat.
Esses dois formatos têm um custo menor de gravação e edição, quando se aproveita o material para desenvolver outros formatos de um mesmo conteúdo.
O que eu preciso para criar um Podcast?
Como qualquer produção de conteúdo, tudo começa no planejamento. O ideal é que você consiga:
- Definir os objetivos do seu podcast, ou seja do que você quer comunicar? O objetivo é aumentar o alcance da sua marca? Ou é dar mais visibilidade ao posicionamento da empresa sobre determinado assunto? Ou ainda é o lançamento de um novo projeto dentro da marca? Enfim, trace os objetivos. Vale lembrar que objetivos e metas são coisas diferentes mas andam juntas 😉
- Você já tem a persona do seu negócio, correto? É a mesma para este novo formato de comunicação? Isso precisa estar claro logo no começo…
- Qual será o tipo do podcast que você vai lançar? Entrevista? Individual? Enfim, isso é muito importante por muitos motivos, e os equipamentos técnicos são alguns desses motivos.
- Assim como sua marca tem identidade visual seu Podcast também deve ter, ainda que siga a mesma (nome, logotipo, etc) 😉
- Qual será a duração e frequência, tanto dos episódios quanto das publicações? Isso também é definido na fase de planejamento. Mas você pode fazer “projetos pilotos” para ver o que melhor se encaixa no perfil do seu negócio…
Ainda no planejamento, mas já pensando na execução é preciso pensar, pesquisar e definir estrutura e roteiro. Ou seja:
- Local de Gravação
- Trilha sonora
- Bit rate (fluxo de transferência de bits, levando em consideração o grande uso de 3G para o consumo de conteúdo em áudio)
- Tipo de Microfone(s)
- Recortes do episódio anterior, ou do que vai começar;
- Retrospectiva quando um episódio é continuação do outro…
- Vinheta
- Apresentação do interlocutor e/ou entrevistado
- Desenvolvimento
- Agradecimento – aos convidados e patrocinadores
- Call to Action
- Despedida padronizada com bordão
- Definição de pautas
- Software de comunicação, edição, gravação e hospedagem do podcast
Como ganhar $ com Podcast?
Como tudo na vida, queremos mais que reconhecimento. E depois de tanto investimento de tempo e dinheiro, é esperando o retorno, certo? Certo!
No mundo, em 2019, especula-se que houve uma receita em torno da publicidade em podcasts na casa de um bilhão de dólares. Mas não é com um episódio que você vai conseguir ganhar $. A partir de 10 episódios já dá pra começar a pensar em ter anunciantes, patrocinadores e outras formas de monetizar seu podcast.
Podcasts como ferramenta de Marketing
A colunista Sonia Racy, do Estadão, trouxe em sua coluna no dia 02 de outubro de 2020 que mais de 59 milhões de brasileiros usaram serviços de streaming de áudio no segundo trimestre de 2020. Só por este dado já seria um motivo ter ferramentas de áudio na sua estratégia de marketing. Ainda no segundo trimestre do ano passado, outra fonte apresentou que as plataformas de áudio tiveram mais de 730 mil interações.
Ou seja, além da versatilidade e aumento do engajamento os conteúdos em áudio certamente vão somar à estratégia de marketing para:
- Aumentar a captação de leads
- Garantir mais acessibilidade e versatilidade ao seu conteúdo
- Potencializar o alcance da sua marca e dos materiais de divulgação
- Promover humanização levando mais emoção nas suas peças de comunicação e marketing
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