Planejamento de Marketing 2020 – Sem estratégia os concorrentes certamente podem atropelar seu negócio
Para quem sente o relógio acelerado e precisa estar a frente ou minimamente ao lado da inovação e da tecnologia, estar conectado é missão contínua. O marketing de conteúdo segue entre as 8 estratégias que mais geram resultado. E, adivinha onde é traçada a estratégia de marketing de conteúdo? Sim! No Planejamento. Estruturar o planejamento passa essencialmente pela integração entre os departamentos de marketing e a equipe de vendas.
Mas, vamos dar um passo atrás e refletir sobre o ponto de partida deste planejamento: onde você pretende que sua empresa ou seu negócio esteja no final de 2020? Parece que está longe, mas o planejamento anual é fundamental para colher os resultados de curto-médio prazo que se estabelece em um ano. Nele é preciso traçar métodos para lidar com imprevistos e estratégias de adaptações rápidas.
Se o faturamento do seu negócio não está atingindo as expectativas e metas estabelecidas, é preciso avaliar o momento para desenvolver um trabalho de branding ou rebranding, por exemplo. Esses pontos também devem estar contemplados no planejamento de marketing anual.
Fundamentos básico de um planejamento de marketing para qualquer negócio
Faça uma análise de dados do ano anterior. Vale lembrar que este texto se refere especificamente aos dados relacionados as ações de marketing. Entre outros levantamentos vale destacar: Quais ações foram feitas e o que converteu em vendas? Qual foi o ROI de cada uma dessas ações? Entre outros. Para isso o especialista do marketing deve conversar com a equipe de vendas. Estreitar essa relação é o começo para um planejamento mais assertivo.
A reunião de planejamento anual deve ser macro. Ou seja, integrar a equipe de marketing com a equipe de vendas. Ouvir o que os vendedores trazem é um material riquíssimo para traçar as estratégias que, no fim, irão facilitar as vendas. Em outras palavras, é assim que o marketing entrega um lead qualificado, que se converte em venda.
Alguns consideram esta reunião como algo para “unificar o planejamento”. Aqui na agência chamamos isso de ELO – Estratégia Lógica Organizacional. Afinal, o objetivo do marketing é converter vendas. Ainda que o objetivo seja fortalecer a imagem da marca, aumentar visitas no site, etc; todo negócio quer vender. Seja seu produto, seu serviço ou sua imagem! Sem ouvir o time de vendas a lógica da organização cai por terra. Logo, esse ELO é o que faz com que o planejamento proponha ações assertivas.
Dicas Práticas e resumidas que devem estar no seu planejamento de marketing
- Coloque no planejamento metas de investimento
- Esteja atento as mudanças e tendências do mercado
- Surfe na onda da Inteligência Artificial ou você será afogado por ela
- Invista no time comercial com capacitação e eventos para Networking
- Otimize todos os recursos e use as ferramentas tecnológicas a seu favor
- Mantenha a pesquisa sobre o ambiente e concorrentes sempre atualizada
- Para aumentar o desempenho e a produtividade do time – ouça sua equipe!
- Avalie os prós e contra das mudanças – quanto de energia e verba serão investidos.
- Invista na equipe de marketing com inovação e ferramentas que otimizem os processos
- Conheça seus clientes e estreite a relação para entender cada vez mais e melhorar as entregas
- Estabeleça um cronograma de ações com estratégias factíveis para evitar frustrações e gastos desnecessários
- Estabeleça metas para se ter retorno sobre as mudanças – seja financeiro, de produtividade, imagem da marca, etc
- Faça relatórios periódicos – diário, semanal, quinzenal, trimestral (depende do seu nicho) – Isso irá contribuir significativamente para a análise de dados e resultado. É pautado nisso que os ajustes serão feitos, com estratégia.
- Verifique se, no seu planejamento anual, está sendo considerado a sazonalidade a qual seu produto ou serviço pode estar submetido; seja de estação do ano, data comemorativa ou algum outro indicador comercial essencial para se levar em conta. Diante disso, atue para traçar metas de acordo com esses fatores. Assim evita-se excessos de expectativas ou frustrações, bem como de resultados mais assertivos.
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