O que é SEO? Se você trabalha de alguma forma com a internet, já deve ter ouvido falar em SEO – Search Engine Optimization. Em tradução livre – Otimização dos Mecanismos de Pesquisa
O que é SEO?
O SEO é popularmente chamado de otimização de sites para mecanismos de busca. Mas afinal o que o SEO, faz? Ele é o tradicional processo utilizado por site para conseguirem uma boa posição nos mecânismos de busca e assim atrair mais visitantes para o site, através da busca orgânica.
O método abrange um conjunto de técnicas voltadas para melhorar o posicionamento de uma página nos mais variados buscadores, como Google, Yahoo! e Bing.
Em outras palavras, as estratégias de SEO têm como objetivo tornar um site mais amigável aos buscadores através do uso de palavras-chave específicas que estão relacionadas ao conteúdo do site.
O SEO ajuda também a melhorar o posicionamento da página nos resultados orgânicos, ou seja, potencializa as “respostas naturais” de uma pesquisa no Google ou em outro mecanismo de busca sem a necessidade de monetizar. Em outras palavras, conteúdos que não foram pagos para estar na primeira página lá estão por resultado orgânico consequência de uma estratégia de conteúdo otimizado via técnicas de SEO.
SEO para iniciantes
Está iniciando no SEO? Confira o check-list que preparamos para você. E aprenda neste material exclusivo como otimizar suas páginas e comteúdos da forma correta. Acesse aqui o material.
Benefícios de usar Estratégias de SEO
O grande benefício de utilizar técnicas de SEO é melhorar o posicionamento do seu site na busca do Google; principal mecanismo de busca atualmente, com 95% de marketshare no Brasil, seguido do Yahoo com 2,64% e Bing com 2,36%.
Pesquisas mostram que 94% das pessoas não chegam na segunda página dos resultados dos sites de busca. Por isso é extremamente importante um site aparecer classificado entre os primeiros. Dentro da primeira página, certamente será visto por mais pessoas e receberá mais tráfego.
É claro que há a possibilidade de se pagar anúncios para aparecer no topo da busca. Mas, além de nem toda empresa poder arcar com esse custo, nem todas as pessoas clicam em links e anúncios patrocinados. Muitas preferem guiar suas buscas pelos resultados orgânicos.
Dessa forma, investir na utilização das técnicas de SEO se tornou fundamental para qualquer site ou blog que queira atingir visibilidade, ter autoridade no assunto e aumentar o número de acessos orgânicos. O ranking orgânico transmite credibilidade.
Classificação do Google
Você deve estar se perguntando como o Google consegue entender qual site é o melhor para colocá-lo no topo da lista. O Google utiliza um algoritmo que leva em consideração vários fatores e faz cálculos complexos para determinar o posicionamento das páginas.
Dentre esses fatores, o uso correto de palavras-chaves é a principal técnica de SEO, pois é através dela que o Google consegue determinar a relevância de cada site para o assunto buscado.
Isso é feito com o objetivo de oferecer ao usuário conteúdo realmente relevante para a sua pesquisa. O foco do Google é a experiência do usuário. O buscador trabalha organizando tudo o que está publicado nos sites para que você encontre com mais facilidade o que está procurando.
Entretanto, o programa do Google que faz a leitura de todos os sites, para armazená-los de forma organizada, não consegue ler imagens ou javascript. O buscador considera, por exemplo, apenas o código e o texto. Por isso a extrema relevância do uso de técnicas de SEO, inclusive em legendas, no nome do arquivo e no texto alternativo.
Fatores Influentes no Rankeamento
O posicionamento na busca do Google leva em conta mais de 200 fatores. Com um número tão elevado pode ser difícil trabalhar todos eles. Mas existem alguns que são mais determinantes do que outros, como é o caso da otimização on page e off page.
Otimização On Page
No caso da otimização On Page, por exemplo, são levados em consideração aspectos da própria página, que indica ou não a relevância do site em questão para a busca do usuário. A qualidade do conteúdo é sempre analisada e esse é um dos principais fatores, junto com o Link Building.
O algoritmo também busca por textos mais completos, que resolvam as dúvidas dos leitores. O tempo de navegação influencia. Quanto mais tempo os usuários permanecerem na página, maior a sua relevância. Enquanto que, se um grande número de usuários fechar rapidamente o site, isso pode afetar negativamente o posicionamento.
O uso de palavras-chave no título interno e no SEO Title, bem como nas URLs, auxilia na classificação. Use ainda as palavras-chave nas Heading Tags (títulos e subtítulos destacados), pois o Google também avalia a hierarquia das informações apresentadas em um conteúdo.
Ainda sobre as palavras-chaves. Recentemente o Google mudou a análise, que antes era feita com base em palavras exatas e agora faz análise semântica. Ou seja, considera o uso de variações da palavra-chave.
A linkagem interna conta muito na otimização On Page para aumentar a relevância da página, bem como a otimização de imagens. O site também deve ser otimizado, com design responsivo (dispositivos móveis) e carregar rapidamente, priorizando a experiência do usuário.
Otimização Off Page
Há ainda os fatores externos ao site que influenciam no rankeamento do Google, conhecidos como Off Page. Localização e menções em redes sociais, por exemplo, ajudam a contribuir para os resultados que o buscador mais famoso da atualidade exibe.
Entretanto, o Link Building é o fator Off Page mais relevante. Pois garante a autoridade do domínio e da página, fazendo com que se destaque perante o Google.
O Link Building é basicamente as indicações que você recebe de outros sites. Quando um outro site cria um link para o seu site é uma forma de dizer que essa é uma boa página, com bom conteúdo. Ou seja uma referência.
Quanto maior o número de links externos feitos direcionando para o seu blog, mais aumenta a sua relevância!
Mesmo a indicação de sites menos relevantes do que o seu contam. Quanto mais relevante é a página que te indicou, mais autoridade você ganha. Isso aumenta ainda mais, quando a indicação vem de uma página que tenha autoridade no mesmo tema tratado pelo seu site.
Mas cuidado com a sua estratégia de Link Building, se o google identificar que você está utilizando de técnicas black hat, você poderá ser penalizado. Desta forma, evite a compra e venda de links, troca de links, diretórios e robos.
Um bom material para você aprender sobre as boas práticas de link bulding você pode conferir nas diretrizes para webmaster do Google. (https://support.google.com/webmasters/answer/66356)
Quem faz o SEO
Leigos podem aprender sobre técnicas de SEO e até colocá-las em prática. Porém, para atingir de forma mais eficaz todos os resultados que essas técnicas podem oferecer a um site ou blog é importante a atuação de profissionais e agências especializados em Marketing Digital.