Bem-vindo a época da concorrência digital. A internet segue em crescimento exponencial e esta realidade veio pra ficar. Com as estratégias de marketing digital e as ferramentas certas, você pode se destacar. Mas pra isso é preciso investimento. Sim, estamos falando em mídia paga.
Parece contraditório dizer isso especialmente em momentos de crise e recessão econômica, mas, a estratégia de mídia paga passa pela monetização de links patrocinados, porém vai muito além. A troca de referências, as conexões certas nas redes sociais que dialogam com o perfil do seu negócio, a indicação e as avaliações nas plataformas digitais, tudo isso está integrada a estratégia de mídia paga. Mas como usar essa estratégia? Quando é o melhor momento para usar a mídia paga? Porque devo investir?
Seja no Google Ads, no Facebook Ads, no Instagram, Linkedin ou em qualquer outra rede é preciso antes de qualquer coisa ter um trabalho sólido de conteúdo com tráfego orgânico. Isso irá trazer autoridade e credibilidade ao seu negócio ou marca frente ao posicionamento do consumidor. Mas se você está começando seu negócio digital agora, é preciso desenvolver alguns conteúdos para garantir a frequências de publicações.
Assim que conseguir um mínimo de espaço pode já começar com pequenos impulsionamentos para avaliar e segmentar seus canais, horários, assuntos e outros.
É importante dizer que, simplesmente patrocinar anúncios não te garante vendas. Afinal quem nunca se deparou com algum link patrocinado e o ignorou ou até mesmo pediu para tirá-lo de sua time line por não conhecer a empresa ou marca? Então, quando seu negócio tem autoridade digital, conquistada de maneira orgânica com conteúdos relevantes, seus links patrocinados certamente terão maior índice de cliques e menor rejeição.
O que estamos tentando dizer aqui é que a mídia paga deve ser usada de maneira estratégica, integrada ao seu planejamento de comunicação. Então, traçado esse panorama prévio, vamos ao que te trouxe a este blog post.
Como, quando e porque investir em mídia paga
A primeira resposta já demos, não é mesmo? “Como investir” – Primeiro tenha um planejamento, seja feito por um profissional de comunicação e mídia, uma agência especializada ou, por você mesmo caso tenha expertise para tal. Afinal, investir em plataformas e entender os relatórios de retorno do seu investimento não é simplesmente monetizar posts, ok?
“Quando” – o investimento deve ser feito? De preferência quando seu negócio já possuir uma quantidade mínima de conteúdo e estrutura para manter a frequência dos mesmos. Por isso a importância do planejamento. Mesmo que você queira lançar seu negócio digital patrocinando para ter um maior alcance de imediato é preciso ter seu ecossistema digital bem estruturado previamente. Ter um site é o primeiro passo. Se você vai patrocinar um post no Facebook por exemplo, que seja para direcioná-lo para um ambiente seu. No caso o seu site. E lá você, estrategicamente terá uma Landing Page de cadastro para captar esse lead e assim seguir com a tática de funil de vendas, traçando os caminhos para qualificar esse lead e chegar à venda.
Veja 4 boas razões para investir em Mídia Paga
1. Segmenta e gera dados para medir o ROI
A primeira grande vantagem de uma campanha de mídia paga é o fato de possibilitar a segmentação do seu público, ICP e persona, gerando dado para você avaliar o retorno do que foi investido.
Os relatórios gerados nas campanhas de mídia, vão direcionar onde investir e onde o alcance orgânico está “dando conta”. Com certeza haverá momentos, como por exemplo o que estamos vivendo atualmente, que será indicado fazer mais ações de mídia paga devido o aumento da concorrência no universo digital. Afinal é sabido que as campanhas patrocinadas fazem sua comunicação chegar mais longe. E aí entramos no próximo ponto de destaque dessa estratégia.
2. Aumenta o alcance do seu conteúdo
Depois de traçado o planejamento e de ter certo alcance orgânico, para ampliar esse impacto e potencializar a distribuição do seu conteúdo vale investir em mídia paga. No caso de quem está começando o cuidado é com relação ao conteúdo que será impulsionado para estartar essa presença digital. Ou seja, quem quer já começar com mídia paga para ganhar espaço, pela falta de autoridade digital por ser um negócio novo na rede, o ponto de atenção é no planejamento do que patrocinar.
A mídia paga atinge as personas nas suas mais variadas etapas da jornada de compra, portanto o conteúdo e o formato do material serão decisivos para o sucesso da campanha de mídia paga.
Em um exemplo prático, quando você paga cem reais para impulsionar uma publicação no Facebook Ads ou no Google Ads, ainda que seja um valor baixo, será possível direcionar essa comunicação ou deixa-la mais aberta; tudo vai depender da estratégia e do objetivo da campanha. Com os relatórios será possível mensurar o quanto você atingiu e qual foi seu retorno. Diferentemente de você gastar, por exemplo, os mesmos cem reais imprimindo panfletos que você não tem como medir o impacto e principalmente o alcance.
3. Gera mais visitas ao seu site
É quase uma sequência matemática. Segue a lógica: segmenta, gera dados, te permite calcular retorno sobre o investimento (ROI) e aumenta seu alcance; logo, gera mais visitas ao seu site. E aí seguimos para o próximo benefício da campanha de mídia paga: promover resultados mais rápidos.
4. Promove resultados mais rápidos
A mídia paga gera resultado mais rápido por ter a possibilidade de prever e corrigir as ações durante a campanha. Outro ponto que favorece com relação a retorno do investimento é a possibilidade de direcionamento e segmentação desse formato. Lembrando que toda campanha de mídia paga deve ser integrada ao planejamento de comunicação com foco em retorno orgânico. A mídia paga de ser usada de maneira estratégica e dentro dela está a movimentação que gera tráfego orgânico.