O termo Metaverso tem ganhado cada vez mais popularidade. Mas, muita gente ainda acredita que faz parte de uma tecnologia de filmes de ficção científica. Entretanto o fato é que o Metaverso já é uma realidade.
Cada vez mais as tecnologias são inseridas na vida real de pessoas e empresas. Para saber um pouco sobre o Metaverso, como tem influenciado nossa relação em sociedade, como está sendo trabalhada e inserida no contexto do marketing digital, continue a leitura.
Óculos de realidade virtual, espaços digitais para eventos virtuais, prontuários eletrônicos conectados com tecnologia blockchain, cirurgias robóticas, transmissão de jogos, entre outros, são exemplos de onde o Metaverso está inserido em nossa sociedade.
Dentro e fora da área médica, a tecnologia se integra aos múltiplos mercados. Em suma, o conceito do termo Metaverso é basicamente uma tecnologia que replica a vida real para um contexto virtual. Em outras palavras, é a versão moderna da frase “a arte imita a vida”. Contudo, nesse caso, a arte é a tecnologia e os dispositivos digitais disponibilizados em aparelhos e equipamentos que fazem com que o mundo virtual se constitua de modo que um espaço coletivo e virtual compartilhado, se somem nessa realidade virtual aumentada, dentro ou fora da Internet, gerando uma verdadeira simbiose entre real e digital. E onde o marketing entra nisso? Vamos chegar lá 😉.
Mas afinal, o que é o Metaverso?
Metaverso é o termo usado para descrever de forma resumida um projeto de mundo virtual. Ou seja, quando se cria uma espaço coletivo, em ambiente um digital, que replica imagens e experiências de um local real. Em outras palavras, é o mundo real em dispositivos digitais com experiências sensoriais no contexto virtual.
Em suma, o Metaverso só é a soma da realidade virtual aumentada com a internet.
Apesar de parecer ficção, é pura realidade. Mas, ainda em desenvolvimento e aprimoramento. Por exemplo, recentemente o campeonato italiano de futebol usou do Metaverso para fazer a transmissão do jogo entre Milan e Fiorentina. Ocasião em que torcedores do continente africano e do Oriente Médio acompanharam o jogo, ao vivo, por meio da sala virtual da Série A, no Metaverso do Nemesis. A experiência sensorial foi como se o torcedor estivesse no estádio.
O que essa tecnologia influencia e interfere na sociedade?
Bom, essa pergunta tem uma resposta simples e ao mesmo tempo complexa. Afinal, a chegada do Metaverso vai influenciar cada vez mais a vida em sociedade. Arriscamos dizer que em todos os aspectos. Por hora ainda não é acessível financeiramente para todos. Mas, a tendência é que se popularize com o tempo.
O NFT – Non Fungible Toke, em tradução livre, token não fungível, por exemplo, é um “produto” da tecnologia do Metaverso. ” O NFT é a tecnologia que compra e vende produtos que só existem no universo virtual. Obras de arte com autenticidade, músicas, etc. O comprador de um produto NFT por meio do registro Blockchain, passa a ser dono e ter direito de uso exclusivo da obra comprada no NFT.
A transmissão do jogo da liga italiana da série A, mencionado anteriormente, é outro exemplo de como a tecnologia já está influenciando. A pergunta do milhão é: Como preparar o seu negócio para concorrer com essa tecnologia. Ou melhor, como adaptar o seu negócio a ela.
A tecnologia de realidade virtual na Medicina
O período pandêmico de certo modo acelerou o avanço do Metaverso em diversos setores e a medicina foi um deles. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional – SBIE o uso do Metaverso tem ajudado nos estudos e pesquisas para o tratamento por exemplo da ansiedade. Tanto para episódios pontuais quanto para casos patológicos.
“Ela é muito eficaz na modificação de memórias e experiências — mais do que qualquer outra tecnologia.” – Giuseppe Riva, Diretor do Laboratório de Tecnologia Aplicada de neuropsicologia do Istituto Auxologico italiano.
Cirurgia, robótica, telemedicina, consultas virtuais, impressão de órgãos 3D para estudantes de medicina e medicina veterinária e tantas outras possibilidades já estão sendo aplicadas com o uso do Metaverso. Salas virtuais estão cada vez mais sofisticadas para sediar fóruns, conferências e eventos de alto nível na área, conectando pessoas do mundo todo.
“Estamos criando modelos de órgãos e imagens cada vez mais realistas.” – Heron Werner, ginecologista responsável pelo laboratório Biodesign, no Rio de Janeiro.
A Fisweek que aconteceu em maio deste ano abordou diversos temas e experiências relacionados a saúde. O maior fórum digital da saúde, acessado por óculos especiais, trouxe para o centro do evento, as oportunidades do metaverso para à medicina.
Agronegócio e Metaverso – A tecnologia dos Gamers chegou no Campo
Com o enorme potencial de levar o mundo real para a realidade virtual, a tecnologia que primeiramente tinha atenção exclusiva de profissionais de marketing e gamers, chegou ao agronegócio.
Apesar da baixa previsibilidade de como as coisas vão acontecer no futuro das atividades comerciais, diante das altas possibilidades da tecnologia, as expectativas são diversas. Reuniões, treinamentos e principalmente o monitoramento em tempo real, como se o usuário estivesse no local. Ou seja, passando pelo talhão ou dentro do escritório na fazenda. Essas possibilidades chamam a atenção de quem atua no setor agro.
O uso do Metaverso no agronegócio tem sido a maior tecnologia disruptiva até o momento para reduzir desperdícios e riscos, aumentar a produtividade por facilitar acesso e modificar estratégias, além de ser um recurso incomparável na otimização da gestão do negócio.
Para dar um exemplo mais prático já existem simulação de maquinários por meio da tecnologia do Metaverso. Ou seja, uma imersão real do uso da máquina dentro do cotidiano agropecuário.
A revolução do Metaverso no Marketing Digital
A nova era da Internet já começou. Os avatares estão conquistando todo mundo das mídias digitais e o Metaverso está conectado a isso.
- Realidade virtual aumentada
- Redes sociais
- Criptomoedas
- Ambientes 3D
- Eventos com possibilidade de visão e exploração em 360º
- Materiais altamente interativos
- Entres outros
O Metaverso está nessas e outras situação. O marketing digital tem que se atualizar para colocar ao menos um desses pontos em suas estratégias para não ficar para trás.
O novo consumidor, especialmente a geração mais jovem exige isso. E o impacto dessas formas de interação nos conteúdos e materiais será um divisor de águas nas vendas e mídia expontânea na internet.
Um mundo virtual que permita a interação de atividades cotidianas desperta cada vez mais a curiosidade dos usuários. Criar um avatar com estilo e personalidade vai representar a usuário em ações como ir a faculdade, comprar um terreno ou um produto em uma loja.
O Metaverso não vai substituir o e-commerce, nem sua vida real. Entretanto, especialmente em campanhas de marketing digital, vai proporcionar experiências sensoriais aos usuários incomparáveis.
Imagine o lançamento de um empreendimento em que as pessoas possam conhecer de modo presencial ou por meio do Metaverso? Ou, um evento que como o RD Summit em que você da sua casa tenha a sensação de estar lá na plateia de uma palestra incrível?
O Metaverso associado ao blockchain tem sido o maior avanço tecnologico de interação de dados já visto. Com a possibilidade de campanhas sensoriais que só vai faltar permitir que se sintam cheiros… Será?
Claro que algumas coisas ainda levam tempo e essa tecnologia não irá substituir outras ações como blogpost, e-mail marketing, vídeos e podcasts. Mas, certamente, em pouco tempo trará formatos para aprimorar a interação com esses formatos. Em outras palavras, o Metaverso está sendo estruturado para gerar integração entre os canais de comunicação físico, virtual, online e offline.
Uma das expectativas dentro das novidades que o Metaverso tem trazido para as campanhas e materiais de marketing, é o uso do 3D como predominante.
A evolução certamente faz parte da vida. Se adaptar é uma questão de sobrevivência 😉. Gostou do conteúdo? Compartilha e faça a informação chegar mais longe!