Marketing digital funciona! Acesse e conheça o processo por traz dessa estratégia de comunicação que tem tirado o sono de empresários, ditando quem se mantém e quem está fora do mercado.
Para falar sobre marketing digital (MD) vamos antes contextualizar o termo. Essa terminologia começou a ser usada no início dos anos 2000. Então, é algo deste século, que está acontecendo. Por isso, com frequência vemos surgir novas técnicas, métodos e ferramentas para medir resultado e aplicar o marketing digital. Dito isso, vamos ao conceito de marketing para, em seguida alinharmos o que se conhece por MD.
Quando estudamos sobre comunicação, podemos dividir o marketing como o cérebro/estratégia, a publicidade um braço e a propaganda o outro… E assim vamos montando o “boneco” da nossa comunicação estratégica.
O marketing entra como cérebro dentro do conceito de pesquisa de mercado, ciência estratégica que vai dar início ao processo de comunicação; processo esse que vai direcionar as peças publicitárias, os canais e mídias onde a propaganda dessas peças serão propagadas/veiculadas.
Dito isso, podemos ir ao ponto: Marketing Digital. É isso. O estudo do mercado digital onde a internet é o canal. De modo geral, a comunicação feita por meio do marketing digital visa contribuir e facilitar os processos de vendas, entre outros objetivos da empresa. Resumimos, muito? Mas, a ideia é essa. O processo não é simples, mas é fácil de entender sua lógica. 😉
Detalhando um pouco os processos de Marketing Digital
Para vender um produto ou um serviço na internet, ou ainda, para que sua marca ganhe destaque na memória e valor no coração das pessoas, a presença digital hoje é fundamental.
- Redes sociais faz parte do marketing digital? Sim!
- E ter um site? Sim!
- Preciso ter um blog no meu site para fazer marketing digital? Existem outras estratégias além do blog, mas ele é uma ótima base de sustentação para outras ferramentas. Ou seja, é bom ter!
- Aparecer nas pesquisas dos buscadores online, é marketing digital? Certamente que sim. Ainda que seja em anúncios pagos. Mas existem estratégias para conquistar esse alcance de maneira orgânica.
De maneira abrangente pode-se dizer que todas as ações que envolvam a internet estão no escopo do marketing digital; seja para aumentar/melhorar sua rede de relacionamento ou divulgar produtos e serviços.
O grande “pulo do gato” do marketing digital é a possibilidade de segmentação. Com a evolução da Internet a comunicação está cada vez mais direcionada. Antes, no começo da internet, a comunicação seguia o mesmo caminho do offline. Você falava pra todo mundo e não sabia quem estava sendo impactado. Hoje, com as ferramentas que surgem a cada dia, é possível medir acessos, cliques e resultado de venda, bem como segmentar seu público em personas e direcionar seu conteúdo de maneira automatizada.
Então… Vamos à alguns passos básicos desse processo
Independente se o objetivo da sua comunicação é vender um produto, um serviço ou fazer uma divulgação institucional, tenha sempre em mente a experiência do usuário. Aqui já estamos falando em ferramentas e estratégias; logo entende-se que já passamos pela etapa de pesquisa e planejamento.
- O foco é venda? Alinhe as etapas do funil de vendas!
- Aqui as Landing Pages (LP) ajudam muito nas fases de geração, segmentação e qualificação. Use!
- Definiu sua persona? Fale com ela. Mantenha um fluxo de nutrição com CTA (call to action). Como? Com conteúdo. Neste momento é indispensável usar técnicas de SEO para ganhar alcance orgânico.
Para saber se deu certo, existem ferramentas que calculam o ROI – Return Of Investment e o CAC – Custo de Aquisição por Cliente. Sim, o marketing digital te possibilita métricas de investimento, coisa que a comunicação tradicional não faz. Mas, nada impede que se faça uma comunicação integrada.
Ainda no universo digital você pode:
- Segmentar o nicho de mercado
- Usar as ferramentas de automação
- Garantir o ‘time’ no atendimento online
- Medir os resultados das ações. Mudar. Testar.
- Promover engajamento nas suas redes sociais. Como? Interaja!
- Vincular seu site a conteúdos de outros sites, que tenham autoridade no assunto
- Produzir conteúdo interessante, de utilidade pública e relevância – use a estratégia do funil
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de testar estratégias e ferramentas. Afinal, não há receita pronta e sim testes. Acredite, testar faz parte da estratégia. Afinal, nem sempre o que funciona para um negócio irá gerar o mesmo resultado em outro.
Sete Erros mais comuns no Marketing Digital
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É segredo!
Essa ideia está ultrapassada. Quanto mais parceria o seu negócio tem, maior será o seu alcance orgânico no universo digital. 😉
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Frequência pra que?
Fazer a comunicação digital sem métrica, periodicidade e frequência prejudica sua presença digital. Em outras palavras, manter a continuidade de nutrição do seu canal é a estratégia que vai posicionar bem seu negócio nos buscadores, aumentar seu engajamento e garantir resultado! 🤑
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Marketing Digital é simples!
Hummm. Não é! O marketing digital faz parte do estudo da ciência da comunicação. Pode ser fácil de entender, mas não é simples aplicar. Precisa ter conhecimento, comprometimento, pesquisa e hard work! 🤯
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Tive uma ideia que vai bombar!
Não é assim que “as ideias bombam”. Ok, as vezes acontece. Mas, se você tem um negócio, e quer usar a comunicação de maneira séria, é preciso fazer um planejamento. Isso sim vai fazer o seu negócio “bombar”, o que não necessariamente significa “viralizar” algo na internet. 😘
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Meu filho sabe fazer site
Leve a comunicação a sério. Se seu filho, filha, sobrinho, neta, seja quem for, souber realmente fazer um site. Ótimo! Mas, do contrário, se for só pra economizar ($), não faça isso. Sua empresa precisa de um profissional! 🧠
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Ficarei rico em pouco tempo só investindo em marketing digital😂
Pois é, ainda existem pessoas que acreditam nessa busca por “dinheiro fácil”. Gente, isso não existe. O marketing digital é uma ferramenta estratégica de comunicação, não é “a fada do fique rico em 3 passos” ou “atinja o sucesso e pare de trabalhar”… Marketing Digital não faz milagre e não é uma estratégia unilateral. Trabalhada de maneira integrada com outros canais, utilizando ações que envolvam um mix de marketing, como por exemplo, patrocínio de eventos, atletas e outros (dependendo do perfil do seu negócio); são ações que, integradas, tendem a promover maior resultado, em menor tempo e maior alcance. Porém, tudo dentro de um, adivinhem… Siiiim, planejamento estratégico! 😀
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Vamos fazer todas as ações ao mesmo tempo🤦♂️
Aqui voltamos a bater na tecla ‘planejamento’. Fazer muitas campanhas simultaneamente não é estratégico. A não ser que seu negócio seja muito segmentado e você faça diversas campanhas para personas diferentes e essas campanhas sejam direcionadas. Mas, fazer uma promoção no mesmo mês da Black Friday, por exemplo, é algo desaconselhável! 🤷
Marketing Digital Funciona Indiscriminadamente?
Sem mais delongas, sim! Definitivamente sim. Marketing digital funciona, independente do porte do seu negócio. O Marketing Digital é uma ferramenta estratégica de marketing, para a publicidade e propaganda, certo? Então, a lógica do “quem é visto, é lembrado”, se mantém. Porém, nos dias de hoje é preciso se destacar ao invés de apenas “ser visto”. Mas, para funcionar, o primeiro passo para se destacar é ser visto na primeira página, preferencialmente de maneira orgânica!
Explorar a visibilidade que a presença online permite é uma das vantagens do Marketing Digital. Certamente trará bons resultados para o seu negócio a um custo menor quando comparado às mídias tradicionais. Porém, se não for bem feito e com estratégia, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.
Então, como fazer bem feito? Com verdade, ferramentas, planejamento estratégico e conteúdos relevantes! Diversificar o formato do conteúdo vai ajudar no engajamento e nos fluxos de nutrição. Isso deve estar no planejamento estratégico. Vídeo, podcast, redes sociais, mídias digitais, comunicação integrada, marketing social, enfim: planejamento estratégico de ações de marketing, onde o digital é uma ferramenta de amplo alcance!
Para quem já usa o marketing digital e está conseguindo bons resultados, ótimo. A dica é: nunca se acomodar e se manter atento as novas ferramentas de aprimoramento. Se o resultado não está sendo o esperado, usar as ferramentas de ROI e CAC pode ser um primeiro passo para corrigir o que está errado. Mas, quem não usa, ainda que integrado com ferramentas offline, sentimos dizer que, você está atrasado e tende a perder mercado!
No universo digital o dinheiro não resolve tudo. Colocar um banner ou um anuncio pago é uma ação, mas não te garante resultado. Teste. Se funcionar faça. Mas, invista em paralelo em ações de alcance orgânico. Comprar palavra-chave, com o nome de sua empresa é outra ação, mas que está bem longe de ser suficiente para posicioná-la frente ao consumidor. O usuário da rede tem um perfil bem exigente.
São quase 4 bilhões de pessoas conectadas no mundo.
Mais de 75% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar.
Cerca de 82% dos brasileiros já fizeram alguma compra pela internet.
Marketing digital é estar na internet com estratégia. Em outras palavras, é um canal vital para se manter no mercado hoje. Enfim, não é simples! Mas, marketing digital funciona. Se sua empresa não está conectada, seu concorrente certamente está. Fique ligado!