Tempo de Leitura – 9 minutos
O Google Analytics como o próprio nome já explicita é um dos diversos serviços oferecidos pela Google, em formato de software. Como tudo, ou quase tudo da internet, tem sua versão gratuita e o que muitos chamam de “premium”; ou seja, a versão paga.
O software do Google Analytics foi desenvolvido para analisar e mapear o comportamento dos usuários, captando dados para contribuir na otimização das campanhas de marketing das marcas, sites, e-commerce, etc.
A ferramenta, quando instalada da maneira correta, fornece dados estatísticos de toda a jornada de navegação do usuário.
- Monitora o tráfego do seu site
- Mapeia a localização geográfica do visitante
- Mostra em qual página o usuário ficou mais tempo
- Indica o caminho que esse usuário percorreu até chegar ao seu site
- Entre outros dados altamente relevantes para que seu time de marketing sugira ações e realize decisões assertivas quanto à estratégia digital do seu negócio
Vale ressaltar que o fato de ser uma ferramenta amigável e de fácil instalação, não isenta o auxílio ou suporte de um webmaster ou profissional para eventuais atualizações de plugins e outras ajudas na resolução de possíveis problemas técnicos, comuns ao universo online.
Outro ponto importante é que não existe milagre para sanar problemas de um site de maneira automática. Por isso ter um suporte técnico é sempre bom para corrigir as coisas com mais agilidade. Contudo, não costuma dar problemas.
Continue a leitura e você vai ver que dá para colocar a mão na massa e otimizar seu site hoje mesmo.
Como funciona e como instalar o Google Analytics
O sistema é composto por um código em javascript. Cada página do site tem um código que vai captar dados e enviá-los para o Analytics. Por meio da conta que você vai criar, você terá acesso a esses dados.
Então, o primeiro passo para instalar o Google Analytics é criar uma conta, que só você e/ou alguém da sua extrema confiança terão acesso. Na página inicial do Google Analytics você vai vincular essa conta criando uma no Analytics.
Se inscreva e preencha todos os dados. Após isso você receberá um código. Coloque-o em todas as páginas do site. De modo geral os códigos são colocados na página em formato html. Eles devem ser inseridos antes da tag de fechamento “</head>”. Por isso comentamos anteriormente sobre ter a ajuda de um webmaster. Mas, não se assuste com alguns termos. Vale a pena tentar. Se achar mais fácil, depois de terminar a leitura, assista o tutorial da própria Google no YT.
O local do código pode variar de acordo com o provedor onde seu site está cadastrado. Por exemplo, se for WordPress, você pode instalar um plugin ou colocar o código no header.
Quanto melhor for feita a configuração do seu Google Analytics, mais estruturada será a coleta dos dados. Por isso, vale a pena aprofundar os estudos de configurações e análise dos relatórios. Mas com esse post você já consegue começar. 😉
Qual a importância de instalar o Google Analytics?
Poderíamos responder com uma frase: responder suas dúvidas sobre como melhorar a estratégia de comunicação e marketing do seu site, blog ou negócio!
Mas como sabemos que essa resposta é subjetiva, vamos detalhar um pouco mais.
É relevante para você saber se a pessoa que acessa seu site está no Brasil ou no exterior? Sabendo disso, aprofundar para saber a cidade ou estado, vai fazer diferença?
Para o seu time comercial, é importante saber em que momento da compra o usuário abandonou o carrinho?
Durante o planejamento de marketing, saber qual o melhor horário para fazer um evento online, uma divulgação ou post, é um fator determinante para uma tomada de decisão?
Conhecer os dados sobre tráfego, volume de acesso, sazonalidade, são informações que fazem diferença para investir em novas ações, promocionais, institucionais ou outras?
Ter acesso, em tempo real, sobre engajamento e dispositivo onde o usuário está acessando seu site, blog ou e-commerce é importante?
Conhecer a taxa de rejeição de determinado conteúdo ou produto lhe parece ser uma informação valiosa?
Conhecer o comportamento do usuário, a jornada, onde ele fica mais tempo, qual conteúdo ele mais interage, são pontos que você considera expressivo para promover novas ações?
Se você respondeu sim para mais de uma dessas perguntas, você já entendeu a importância de ter o Google Analytics. A ferramenta emite um relatório com todas essas informações. Você vai conhecer o melhor horário para realizar suas ações online, vai descobrir o que os usuários mais gostam e o que não gostam no seu produto ou conteúdo e vai mapear por onde, tanto do ponto de vista geográfico quanto de dispositivos e até mesmo navegadores, a sua persona acessa os seus canais.
O Analytics pode ser muito útil de divertido
Se você chegou até aqui pode estar pensando: “nossa código em java, isso não é pra mim.” ou “Código html, eu não entendo nada de programação”. Enfim, bloqueios que não ajudam em nada. Encare como um desafio divertido até conseguir se familiarizar com a interface da ferramenta. A configuração básica é bem amigável. Comece. Teste. Os caminhos, como você vai ver no tutorial que mencionamos, é didático.
Depois que você começar a mexer, vai ver que sempre vai ter algo a mais que você quer saber sobre o seu negócio e a ferramenta certamente vai te trazer essa informação. Depois que você configurar, é claro!
Atenção! Os relatórios são divididos em dimensões principais e secundárias, que permitem combinações. Não descarte seus insights e confie nos dados. E não se desespere ao ver resultados desencontrados. A ansiedade das informações de períodos curtos, especialmente no começo, não devem ser vistas como padrão.
Tenha a ferramenta como uma aliada para analisar situações e encontrar soluções. Além disso, com o tempo você vai se familiarizar e tudo ficará mais fácil.
A princípio parece muita informação, e é! Aproveite para usá-la com estratégia. 😉
Por fim, se precisar de ajuda, conte com a equipe da Santa Fé/FALOMI para colocar em prática essa ferramenta. Certamente a versão gratuita já será de grande valia na otimização do seu endereço eletrônico.