Ferramentas de Comunicação – Hubspot, Leadlovers & RD Station

Identifique quais ferramentas de comunicação mais se identifica com seu negócio para potencializar seus resultados de marketing!

Toda estratégia de marketing necessariamente passa pelo uso de ferramentas de comunicação que otimizem os processos.

Para ganhar tempo, medir resultado, apresentar números expressivos para os clientes ou implantar inovação, tudo o que envolve a Resultados Digitais é sinônimo de boas experiências para os usuários. Tanto na funcionalidade quanto no atendimento de um chamado para tirar dúvidas, a startup em menos de 6 anos se tornou referência nacional no setor e, não por acaso, recebeu mais um aporte, desta vez na ordem de 200 milhões de reais.

Hubspot

Empresa norte americana pioneira no desenvolvimento de ferramentas de Inbound Marketing hoje a plataforma atua em mais de 70 países e atende mais de 11.500 clientes pelo mundo.

 

RD Station

O RD Station é o software da startup brasileira, Resultados Digitais, popularmente conhecida por RD. Pioneira no mercado nacional, seu software já atende mais de 6 mil clientes no Brasil e exterior.

Ferramentas de Comunicação

Leadlovers

Empresa com sede em Curitiba entrou no mercado abrindo concorrência com o RD, mas sem a mesma maturidade digital da Resultados Digitais, segundo avaliações de usuários publicadas nos sites de busca.

 

Inbound Marketing

Caracterizado pelo conjunto de estratégias com foco em Marketing de Atração, o Inbound rompe com estratégias de marketing antiquadas e promove inovação por meio de testes e aproximação do consumidor com o produto, serviço e marca. Dito isso, vamos as estratégias e plataformas que estão investindo em tecnologias que seguem na busca por cada vez mais aprimorar os processos do Inbound.

 

Automatizar a Comunicação Digital – Recursos e Ferramentas

A Automação de Marketing faz parte da estratégia usada no Inbound Marketing. Consiste em uma ou mais ferramentas de inteligência artificial, operadas por pessoas capacitadas e criativas, que alimentam o software.

Em outras palavras é um sistema que otimiza o tempo no disparo de e-mails, captação de leads, entre outras tarefas que antes eram feitas manualmente.

 

Não basta disparar e-mails, queremos que o usuário abra. Como medir essa taxa de abertura? Otimizando o processo, enviando um conteúdo relevante para a pessoa que quer receber isso.

 

Como identificar quem quer receber o que? Com pesquisa, ok. Mas é preciso segmentar o lead!

O comportamento dos usuários nas redes e mídias digitais diz muito sobre eles; e os algoritmos conseguem ler esse perfil como ninguém! Por isso, as ferramentas são tão importantes quanto as pessoas, que interpretam dados e produzem os relatórios. Com isso, segue a estratégia para a produção do conteúdo certo para atrair os famosos leads qualificados! E assim, pessoas e máquinas iniciam um relacionamento de harmonia no universo do trabalho da comunicação digital.

 

Agendar posts nas redes sociais pautado em um planejamento estratégico que atue de maneira integrada com os outros canais de comunicação, bem como usar a técnica de SEO para melhor ranquear um artigo do blog para que, de maneira orgânica, alcance as primeiras páginas do Google são alguns dos caminhos nesse processo de automação de marketing, traçados na estratégica de Inbound.

Ferramentas de Comunicação

Ao estabelecer o diagnóstico do que a empresa precisa, dentro do planejamento de marketing, automatizando a comunicação, as ações serão mais assertivas e direcionadas. Com as ferramentas certas, os resultados são garantidos.
  • Técnica de SEO no site – aumenta sua presença digital
  • Persona definida, segmente a comunicação e comece o relacionamento com quem quer seu produto ou serviço
  • Para uma planta crescer, é preciso regar. Para manter qualquer relação, é preciso nutrir (sim, existe uma ferramenta para nutrição de leads)
  • A Newsletter quando é direcionada e tem seu disparo automatizado, aumenta a produtividade. Usada de maneira estratégica, gera valor.
  • Para obter leads qualificados é preciso filtrar e qualificar sua lista de contatos – sim, também existe uma ferramenta que faz isso!
  • Seu site precisa ter boa acessibilidade e ser responsivo. Você sabe fazer isso?!

Para alcançar um alto nível analítico é preciso unir inteligência artificial e criatividade humana. Conheça algumas vantagens de automatizar e alcançar resultados

  • Possibilidade de segmentação e monitoramento dos dados
  • Proximidade e relacionamento com o cliente
  • Relatório de melhor resultado equiparado ao investimento
  • Mapeamento de temas e conteúdo de atração do cliente
  • Conseguir estabelecer até mesmo o melhor horário para impactar seu público
  • Gerar leads qualificados
  • Evitar que sua comunicação vá para o ralo ou para a caixa de spam
  • Suporte e embasamento para a equipe de vendas

O “robozinho” vai coletar esses dados, mas precisa ter uma mente brilhante por trás para interpreta-los e desenvolver o conteúdo que vai atrair e gerar mais dados…

Hubspot, Leadlovers & RD Station

Basicamente o que difere as três, Hubspot, RD Station e Leadlovers são os preços dos pacotes e o que cada um contempla, bem como o atendimento e suporte.

Quando simplificamos a diferença entre eles estamos implicitamente falando sobre credibilidade da empresa, qualidade, aplicabilidade, funcionalidade e custo-benefício dos produtos e serviços oferecidos.

O grande diferencial da Resultados Digitais está no perfil de liderança. Sem medo de perder mercado ou qualquer outra imaturidade neste sentido, ensinam seus clientes como atuarem, indicando a melhor estratégia!

A ferramenta funciona e o suporte da equipe do RD complementa. É o produto e o serviço andando juntos. E assim, para que os clientes consigam independência no uso do software, materiais ricos são disponibilizados em um pacote de benefícios que agregam valor na hora da escolha.

Em uma via de mão dupla, recebem feedback do que funciona e do que não tem dado retorno. Em contrapartida, retornam com um diagnóstico do que está sendo feito de errado, por isso o resultado não está sendo atingido. E ainda, costumam oferecer solução e melhoram a ferramenta pautada no feedback iniciado pelo cliente. O suporte do RD é realmente um grande diferencial!

O que os Softwares fazem

Com funcionalidade similares o custo-benefício, atendimento e suporte vão diferenciar os três.

  • SEO
  • Blog
  • Testes A/B
  • Análise do ROI
  • Palavras-Chave
  • Relatório Diário
  • Relatório Mensal
  • Relatório Semanal
  • Integração com CRM’s
  • Gestão de mídias sociais
  • Análise do funil de vendas
  • Monitoramento de acessos no site
  • Gestão de Lead Scoring e Contatos
  • Nutrição de fluxo e Análise de Leads
  • Automação de E-mail Marketing e Newsletter
  • Formulário, Captação e gerenciamento de Leads
  • Criação de CTAs e Landing Pages Responsiva com editor interno
  • Relatório que permitem análise e contribuem para o planejamento
  • Acompanhamento e Identificação dos canais de aquisição por página
  • Mapeamento de dados para estabelecer relacionamento de conteúdo com leads qualificados

As empresas estabeleceram planos básicos e completos para atender a demanda do mercado. O e-mail marketing por exemplo difere na quantidade de contatos e disparos. Porém apenas o RD Station trabalha com Marketing BI. A Hubspot trabalha com as informações armazenadas na nuvem e possui outras ferramentas específicas para o departamento de vendas.

Hubspot permite integração com outros CRMs. RD Station apenas externas. Hubspot permite o link building, para links externos o RD Station ainda não possui essa ferramenta. Porém, tem funcionalidade que contribui para estimular ideias de conteúdos de acordo com uma sugestão de tema.

Na ferramenta do Hubspot seu blog é criado dentro do software com possibilidade de agendamento e integração de formulários, análise de SEO e outros. O RD Station tem a mesma integração e agendamento, porém sem a possibilidade de criar o blog no software sendo necessário um servidor para seu domínio.

A Leadlovers, entre os três, possui um custo menor, algumas ferramentas a mais de pouco destaque, que podem ser incluídas nos pacotes, como por exemplo encurtador de URLs, mas aos poucos tem ganhado mercado, apesar de ser a mais nova no segmento.

Conclusão

Infelizmente não é uma receita de bolo que tem uma resposta pronta sobre “qual é o melhor”. Mesmo porque é preciso identificar qual melhor se adéqua ao seu perfil e necessidade. Uma coisa é fato, os softwares de automação de marketing são a chave para negócios que precisam trabalhar a relação analítica da captação de contato e dos clientes que já fazem parte de sua base de dados.

Como tudo na vida, há prós e contras. Coloque na balança e veja qual te atende! Aqui demos um panorama para contribuir nessa reflexão!

Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para sua tomada de decisão. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no post!