O marketing digital está acontecendo. Isso não é novidade. A jornada de compra dos consumidores passa impreterivelmente por fazer buscas online antes da decisão de compra. Essa informação também é uma realidade que muita gente já entendeu.
Porém, a constante mudança no comportamento e no perfil dos consumidores estão provocando o surgimento de novos formatos de buscas.
Aproximar as marcas das pessoas tem sido a melhor forma de aumentar o engajamento e ganhar autoridade. Com isso se ganha fatia de mercado.
Por isso as empresas estão investindo em formatos que possibilitem maior interação para ouvir o que sua persona quer e acha sobre o seu produto ou serviço. Assim, a venda fica mais fácil e a comunicação mais transparente e assertiva.
A jornada de compra, que há pouco tempo era algo relativamente linear, se transformou. Se a estratégia antes era prever o comportamento, hoje é entender a lógica particular de cada um.
Entre descobrir e considerar, antes de chegar à decisão de compra, existe a imprevisibilidade no caminho. Em outras palavras, a dinâmica da jornada perdeu a lógica linear e está se tornando cada vez mais particular.
Buscas Online – Comportamentos
Estamos vivendo um momento histórico onde as gerações X, Y, Z estão atuando juntas, tanto no mercado de trabalho quanto de consumo. Talvez por isso estejam acontecendo tantas mudanças no perfil comportamental de como os consumidores se relacionam com as marcas.
Assim, cada vez mais é preciso atenção, diversidade de formatos estratégicos, criatividade, tecnologia e velocidade para acompanhar esses processos. Se manter vivo e ativo exige um esforço constate em pesquisa.
Jornadas & Plataformas
Imagine que Luciana ao longo de 90 dias, ou seja, três meses, interagiu com mais de 300 pontos sobre compostagem e composteira doméstica.
Pesquisas e buscas online no Google, vídeos e documentários no Youtube, perfis e páginas no Instagram e Facebook, blog post, sites e e-commerce que vendem o produto, e até mesmo livro físico sobre horta e terra de qualidade para plantar. Tudo isso antes de comprar sua composteira doméstica, que, antes mesmo da pesquisa, já estava decidida; ela quer e vai comprar. Mas antes, foi buscar informação sobre como cuidar. Qual o melhor tamanho, pois mora em apartamento. O que pode jogar e o que não pode, etc.
Ou seja, a jornada que já estava na fase de fundo de funil (decisão), voltou… Pesquisas, visitas, conversa com amigos para pedir indicação, entre outros meios que a geração conectada usa para escolher o que melhor atende sua necessidade ou desejo.
A fase de pesquisa de buscas online tem a ver também com o tempo. As pessoas querem cada vez mais otimizar seu tempo.
Assim, marcas que inspiram ganham credibilidade quando geram valor no seu conteúdo. Luciana começou a busca pelo celular. Pela palavra chave no Google, chegou a um blog post, que tinha um perfil no Instagram. Começou a seguir, mas não satisfeita, perguntou para a cunhada, pelo WhatsApp, se ela conhecia alguma marca de composteira para indicar…
- Compostagem
- Sustentabilidade
- Composteira doméstica
Quando chegou em casa, entre uma atividade doméstica e outra… scroll no perfil do Insta. Depois da janta, uma olhadinha básica no computador. Cansada de ler o dia inteiro… Youtube! Neste momento os algoritmos a lembram de sua pesquisa e ela assiste a um vídeo sobre compostagem. E mais um. Outro. E, chega em um sobre composteira doméstica em apartamento. Bingo! Ela toma a decisão de fazer a compra online onde ela viu que estava com a promoção de frete grátis para sua região.
Essa história ilustra uma das infinitas possibilidades de jornada. Cada experiência é uma. E o que está em foco atualmente é justamente a experiência do cliente, como se relaciona com a marca, produto e, principalmente a fluidez com que reproduz feedbacks espontâneos nas mídias digitais.
Então, independentemente do porte ou segmento do seu negócio, o objetivo deve ser focado em impactar a pessoa certa no momento que ela está pronta e, claro, com um produto que faça sentido dentro desta lógica.
Dados de Pesquisa
Segundo uma pesquisa feita em mais de 20 países pela Google/Ipsos, Global Retail Study, cerca de 70% da população brasileira recorre às buscas online durante sua jornada de compra; antes de tomar a decisão de compra.
Mais de 60% usa o Google para pesquisar sobre algo novo e 62% usa o buscador para encontrar novas marcas.
O momento de explorar essa curiosidade é ótimo, por exemplo, para produzir conteúdo sobre produtos. Nesta mesma pesquisa, 59% dos participantes, no Brasil, consideraram o Google em suas buscas para descobrir novos itens ou produtos. Aqui está uma ótima oportunidade de explorar novas possibilidade de formatos de atração, com marketing de conteúdo interativo.
Buscas Online – Novos Formatos
A jornada de compra é a mesma. Mas a lógica mudou. Ao entender isso, novos formatos foram desenvolvidos para atender essa nova modalidade de demanda. Anúncios atuam de maneira mais direcionada e interativa durante essa nova jornada; que na verdade é a mesma, mas com outro perfil.
O Gallery Go, da Google, por exemplo, permite que sua marca antecipe o objetivo do seu público, despertando o desejo pelo seu produto, com conteúdo relevante numa trilha interativa em um material audiovisual.
Um case de sucesso do uso deste aplicativo, que pode ser citado como exemplo, foi o anuncio da Unilever, All Things Hair.
Ações como essa aumentam o engajamento, potencializam a visibilidade da marca, fazendo-a presente em momentos decisivos e, que impactam o público. Essa comunicação interativa permite um ganho no destaque quanto a presença digital, relevância nas avaliações e até mesmo geração de novos conteúdos.
No caso específico do case citado, permitiu mostrar soluções e penteados, com passo a passo e ainda divulgou produtos do grupo Unilever de modo rápido e direcionado ao público interessado no assunto em questão.
Outro bom exemplo é o Magazine Luíza. Apesar de ser uma comunicação mais focada em vendas e produtos, o marketing está conectado com os novos formatos que mais engajam, fazendo cair inclusive o CAC – Custo de Aquisição de novos Clientes.
Além do aplicativo do Google, é possível apostar na indicação de influencers digitais e em todos os outros canais já existentes para disseminar seu conteúdo. Lembrando que, tanto o conteúdo quanto os canais devem ser relevantes para a sua persona. Ah! Mais uma coisa. Já deu pra notar aqui que o marketing de conteúdo é a bola da vez, né?!