Há um certo tempo estrategistas de comunicação entenderam que o marketing de conteúdo se apresentava como meio para facilitar a vida do time de vendas; em todo e qualquer segmento de mercado. O agronegócio é um setor mais conservador e por isso demorou um pouco mais para se render ao “novo marketing”.
O perfil dos profissionais que atuam na agropecuária e no setor agro de modo geral tem acompanhado as mudanças tecnológicas e, aos poucos estão abrindo os olhos para a importância de novas formas de fazer comunicação. Por isso o Inbound Marketing tem se tornado uma solução real; especialmente neste momento que a migração para o digital está a todo vapor.
Por falta de conhecimento ou talvez de contato com os resultados positivos que o marketing digital poderia apresentar, os empresários do setor agro resistiram. A partir do momento que se entendeu basicamente a possibilidade de medir o retorno sobre o investimento, portas e janelas começaram a se abrir.
Empresas de nutrição animal, insumos, sementes e outros passaram a ter presença digital com a estratégia de marketing de conteúdo; usada no planejamento de comunicação e Inbound Marketing.
O Inbound é dividido basicamente em 5 etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Para entender em detalhe cada etapa clique aqui.
Desafios do Agronegócio no Marketing Digital
O primeiro desafio para o sucesso de quem quer investir em Marketing Digital, mais especificamente no Inbound é o mesmo de todos os outros setores, ou seja, entender quem é sua persona; a partir daí é mapeado o tipo de conteúdo que ela quer consumir. Sabendo isso, o caminho tende a ser mais assertivo.
Depois de ter uma presença digital minimamente consolidada, é possível ampliar seu poder de relacionamento com a captação de leads. Como? Com conteúdos ricos como por exemplo: ebooks, infográficos e outros que irão qualificar seus leads.
Trazendo um pouco para a realidade do agro, os eventos e feiras, quando voltarem a acontecer, podem ter seu alcance ampliado com a comunicação digital; quando bem estruturada, permite medir e traçar perspectivas de público para melhor calcular o investimento, bem como estabelecer um relacionamento durante e após o evento.
A estratégia de Inbound trabalha com o marketing de conteúdo distribuído estrategicamente em canais diversos e segmentados, direcionando a sua comunicação, seja ela institucional, de produto ou serviço. A atração se dá, por exemplo, pela disseminação de assuntos relevantes que fazem com que a pessoa que faz a busca por determinado assunto nos buscadores online encontre no seu site ou blog a solução para o que ela estava procurando, ainda que esta seja apenas uma informação sobre otimização de insumos, recursos naturais ou legislação ambiental.
O conteúdo gera credibilidade, a distribuição aumenta a visibilidade. Enfim, uma grande teia de conhecimento que gera autoridade e então, quando a pessoa decidir comprar certamente irá lembrar de quem a nutriu com conteúdos relevantes.
Já se sabe que no setor agro a busca por conteúdos práticos, objetivos, que apresentem soluções e exemplos reais, certamente são os que vão gerar mais engajamento. Então vamos aos dados que temos aqui na agência.
Cases de Sucesso
Quem está disposto a entrar no universo digital deve entender um pouco sobre a estratégia de Inbound Marketing pois ela trabalha de maneira integrada. Ter uma página e fazer post nas redes sociais pode te fazer conhecido na sua cidade (caso ela seja pequena), mas se você quer realmente se destacar, precisa fazer direito. Em outras palavras, ampliar seu conhecimento e seu conceito sobre comunicação estratégica e ter profissionais da área na assessoria e suporte, seja no departamento de marketing interno ou com uma agência vai ser fundamental!
Um de nossos clientes completa 50 anos de mercado este ano. Desde a década de 70 atua no mercado produtor atacadista de fruta e chegou até nós querendo: aumentar sua presença digital, chegar a primeira página do Google e se manter nessa posição, tudo de maneira orgânica. Ah! E ainda precisava direcionar a comunicação para impactar tanto fornecedor quanto consumidor final. Aceitamos o desafio e um ano depois de trabalho contínuo entregamos um aumento de 1900% de tráfego orgânico no site e o colocamos na primeira página do Google!
Outro cliente da agência, este do segmento de nutrição animal, precisava entre outras coisas gerar leads qualificados e aumentar as visitas no site. Este, em menos de um ano teve um aumento de mais de 55% nas visitas do site e gerava em média 50 leads por mês.
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