Case de Sucesso – 40% de Taxa de Abertura em Email Marketing

Para quem acredita que e-mail marketing é uma ferramenta do passado, nós estamos aqui para mostrar o contrário. A seguir vamos falar um pouco sobre as boas práticas para garantir que a taxa de abertura de email marketing seja, no mínimo, a média do mercado; e vamos dar dicas de como superar a média.

Somos um dos nossos cases de sucesso em alguns fatores e um deles é justamente nossa taxa de abertura de e-mail marketing. Enquanto a média do mercado está na casa dos 15% nós temos superado os 40% nas últimas campanhas. 

Começamos esse material indo direto ao ponto, pois, o objetivo aqui é realmente tratarmos sobre as particularidades e fatores que devem ser testados e observados para que você passe a colher bons resultados nas suas campanhas de e-mail marketing. 

Caso tenha interesse em saber os detalhes mais básicos, o B A BA, o passo a passo, tudo o que vem antes de chegar até aqui, acesse: e-mail marketing funciona e gera resultado.

Taxa de Abertura em Email Marketing e Cliques – Como alcançar bons resultados?

Como já comentamos, para o mercado, ter 15% de taxa de abertura de e-mail é considerado um bom resultado de campanha; em média, as taxas de cliques estão na casa dos 2%. Ou seja, dos 15% que abrem o e-mail, 2% clicam na CTA. 

Outros números que fazem parte do relatório para avaliar se a campanha foi realmente bem sucedida são: bounces, marcados como spam e descadastros

Agora nós vamos apresentar alguns números das nossas últimas campanhas sinalizando os pontos de atenção que devem ser observados.

email marketing I

No exemplo acima temos um dos emails da campanha de divulgação da Landing Page do nosso ebook sobre marketing digital. Com a ferramenta da Resultados Digitais conseguimos mapear todos os dados e avaliar os possíveis acertos, diante desse saldo positivo.

Analisando alguns indicadores:

No assunto nós colocamos “[E-book] – Marketing Digital na Crise”. Sinalizamos sobre o que é o assunto dentro do colchete com um tema relevante e de interesse geral; especialmente nos últimos tempos.

Enviamos para uma base de 1352 pessoas, não clientes da agência, engajadas as nossas redes. Foram entregues 1.343, pois 9 entraram nos 0.67% de bounces; ou seja, e-mails que voltaram, mudaram, não existem mais. Por isso é muito importante sempre estar atualizando a base de leads. Verificar quais foram esses e-mails e excluir da base.

Continuando a análise, tivemos 0 (zero) e-mail marcados como spam e 5, ou seja, 0,37% solicitações para sair da base (descadastramento).

A taxa de abertura de 46,02% representa 618 e-mails abertos; seguido de uma taxa de clique de 7%, que no caso quer dizer que 94 pessoas fizeram a ação que propusemos; logo, a CTA funcionou muito bem!

Vamos ver como ficou a cara desse email?

email marketing LP ebook MKT digital crise

 

Uma arte com nossa identidade visual e uma frase de impacto que tem a ver com o conteúdo que estamos entregando. O começo do email personalizado e empático com o momento. Texto curto, direto ao assunto com destaques em negrito nas palavras estratégicas. Assim que a pessoa abre o e-mail ela já vê a CTA, explícita sobre o que se trata.

Poderíamos melhorar ainda mais o resultado deste email marketing. Como? Quebrando em dois parágrafos, facilitando assim a legibilidade e colocando um hiperlink no primeiro parágrafo para garantir o clique, já que a quebra de parágrafo levaria a CTA mais pra baixo.

O maior diferencial do marketing digital é que ele permite testes e erros, mas tem que corrigir rápido. Nós somos nosso próprio laboratório, por isso conseguimos levar bons resultados aos nossos clientes. A seguir vamos mostrar uma campanha que, apesar dos resultados terem sido abaixo do esperado, ainda foi acima da média do mercado.

email marketing

Por dentro dos números:

A primeira observação é sobre a base de leads. Vejam que neste disparo enviamos para mais de 8 mil pessoas, porém, de uma base desengajada. A ideia era recuperar esses leads e torná-los engajados. Mas o e-mail para uma base desengajada exige ainda mais esforço nos detalhes.

Enviamos para 8332 pessoas e foram entregues 94,36%, ou seja, 7862. Isso porque tivemos um índice alto de bounces – 5.65%; situação comum quando a base é desengajada ou indeterminada. Continuando, tivemos 0,05% de marcação de spam e 0,46% solicitações de descadastro.

Ainda assim, o que parece um desastre, foi um disparo com taxa de abertura e de cliques acima da média do mercado; 17,49% e 2.25% respectivamente. Ou seja, 1.375 pessoas abriram o e-mail e 177 clicaram na CTA. Atribuímos essa boa taxa de abertura ao texto no assunto do e-mail. |PRIMEIRO_NOME|*, planejamento de Marketing 2020 – Ainda dá tempo!

Quando usamos o nome do lead no assunto desperta a curiosidade de abertura. É um gatilho cerebral. Mas não deve ser usado aleatoriamente e sem estratégia. Isso pode lhe render marcações como spam. Quando o conteúdo é de fato um “papo reto”, chame a pessoa no assunto. Do contrário, sinalize qual é o material. Por exemplo: [ARTIGO]; [CUPOM]; [WEBINAR];[CONVITE]; [LANÇAMENTO]; [TREINAMENTO]; [CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO], etc.

Como será que foi o Layout e a linguagem desse email? Vamos ver?

Um e-mail “cru”, sem arte, apenas com um banner e o logo da agência.

O começo do email, apesar de personalizado com o nome do lead, pode ter soado robótico por não fazer menção, ainda que sutil, ao momento delicado pelo qual todos estão passando.

Texto mais longo, com três parágrafos e hiperlink apenas no último é um dos pontos a melhorar. O segundo parágrafo poderia ser mais enxuto e com dados de soluções que as pessoas iriam encontrar no material em questão. Assim como a CTA poderia ser mais curta e o texto dela mais atrativo.

email marketing

Respeitando as boas práticas de campanhas de email marketing, todos os disparos em nossas campanhas são enviados por remetente real e opção de descadastros. É importante considerar que, para esse tipo de análise, a campanha deve ser disparada para uma base com 60 emails ou mais.

Para mostrar que nem tudo são flores, vamos apresentar uma campanha que não deu certo. Isso pra lembrar que no marketing digital vale o teste, cabe o erro, mas corrigimos rápido…

email mkt errado

Começando pela análise dos números:

Seguindo a sequência que estamos adotando neste material, o primeiro erro que podemos observar é a base de leads. Este não é o tipo de conteúdo para buscar leads desengajados. É material de interesse de base engajada. O assunto: “Black Friday sem resultado? Alcance esse resultado no Natal!” Repetição de palavras. Começa o assunto com uma interrogação negativa e, com tantos caracteres, a solução pode ter sido cortada.

Foram selecionados 475 contatos e entregues 429; ou seja 90,32% (bounces – 9.68%). Apesar da taxa de abertura baixa e o bounces alto, não foi marcado nenhum spam, e a taxa de cliques, mesmo abaixo da média, proporcionalmente falando, não foi tão ruim.

Mas o que será que aconteceu?

Arte sem identidade visual e com frase sem impacto. Apesar de tentar aproximação com o nome do lead, o texto começa sem conexão com a solução que será apresentada.

email mkt ruim

Longo, apesar dos ‘bullet points’ para deixar a leitura leve, peca no excesso e na falta de hiperlink para aumentar a taxa de cliques. Depois dos tópicos dois parágrafos que falam sem apresentar soluções. Sem palavras chaves em destaque, possivelmente muitas pessoas nem chegaram ao final do texto. A CTA é longa e também não traduz uma solução que dialogue com o assunto do e-mail.

Como já comentado, a gente erra também, como qualquer pessoa, e o marketing digital permite isso. Mas aprendemos rápido. Veja a seguir.

email mkt deu bom

 

Avaliando os dados numéricos…

Vejam que, apesar da base indeterminada e por esta razão, as taxas superaram as expectativas. A escolha da base é sempre estratégica. Dito isso, vamos aos números. Ah! Antes, o assunto: [ARTIGO] *|NOME|*, vender pelas redes sociais – A melhor estratégia? Será? Sinalizamos o que vamos entregar e chamamos atenção para um ‘tête-à-tête’, usando o primeiro nome. Torna o assunto bem pessoal.

Agora sim, os números. Dos 1375 emails enviados,  1372 foram entregues (99,78%). Ou seja, uma taxa de bounces de 0,22% e 0% de marcação de spam. Apesar do descadastro ter sido considerável, ainda está dentro da média e a taxa de clique foi bem acima dela.

Vamos ver a diferença desse email para o exemplo anterior, em que ambos falam de vendas?

Identidade visual ✔ . Frase de impacto ✔. Começo do email personalizado e direto ao ponto ✔. Texto curto com CTA objetiva e aparente, sem precisar correr a barra de rolagem ✔. Opção do conteúdo resumido em formato de vídeo ✔.

email marketing deu bom

 

Visual atraente, opção de formatos, identidade visual. Certamente para uma base engajada os números seriam ainda melhores. O importante é que nesses 4 exemplos práticos e ilustrados que trouxemos são nítidas as diferenças.

Lembrando que, em respeito a ética e a privacidade de dados, todos esses números são de campanhas da agência. A média de entrega das campanhas para os nossos clientes segue os mesmos resultados; alguns com índices ainda melhores que os nossos 😁.

Boas práticas para garantir bom índice de taxa de abertura de email marketing

Listamos a seguir os principais pontos levantados nesse material. Outros indicadores de boas práticas podem ser encontrados clicando aqui

  • Criatividade no Assunto, texto e design
  • Observe o tamanho do texto no assunto
  • Todo e-mail deve ter a opção unsubscribe
  • Trabalhe SEMPRE com um remetente real
  • Atualize a base de leads para evitar Bounces
  • Identifique os perfis de email de acordo com a base de leads
  • Verifique as possibilidades de diversificar o Assunto para chamar + atenção
  • Para aumentar as taxas de cliques, de maneira clean, coloque CTA + links estratégicos

Seguindo as dicas deste conteúdo e dos links que colocamos no meio dele, certamente irá lhe render campanhas de email marketing bem sucedidas! Por fim, teste, erre, aprenda rápido, corrija e teste de novo. 😉 Gostaram do conteúdo? Se precisar de alguma ajuda, entre em contato com a gente. Será ótimo te ajudar.