O Calendário Editorial é o coração do Marketing de Conteúdo. Com ele é possível organizar as ideias, pautas, medir o tempo de produção, distribuição, formatos, materiais, etc. Assim como o planejamento de comunicação, o Calendário Editorial, que faz parte do planejamento, é algo flutuante e flexível, onde se trabalha também o que chamamos de linha editorial*.
Os benefícios do calendário editorial são muitos. Mas, basicamente é como ter um mapa de navegação ou bússola para chegar à terra firme; ou seja, ao seu objetivo. Com a vantagem de adaptar imprevistos ou fatores externos de maneira pouco ou nada danosa para o planejamento geral.
Para que você consiga visualizar melhor o que será descrito aqui, imagine uma grande planilha que lhe dá um panorama geral das ações de comunicação e marketing. Coloque tudo na planilha. Todas as ações do seu planejamento. Reuniões, lançamento de campanha, etc.
Atenção! Imagem meramente ilustrativa para facilitar visualizar o material descrito.
Calendário Editorial – Como fazer o seu?
Depois de ler esse conteúdo até o fim, encontre a ferramenta que mais fizer sentido pra você e desenvolva o planejamento da sua estratégia. “Coloque no papel” suas possibilidades de divulgação, ferramentas e equipe com a qual você pode contar para fazer acontecer. Redator, designer, atendimento, gerenciador de redes, etc.
Faça o cronograma, siga e acompanhe. Esse monitoramento, com pesquisa e lendo os comentários, irá ajudar a medir os resultados. Além das ferramentas que fornecem relatórios com dados analíticos, se essa for uma possibilidade para você.
Então, antes de entrar no como, vamos recapitular: o que é um calendário editorial?
É uma grande planilha que vai organizar suas pautas, ferramentas e ações para distribuição do seu conteúdo dentro da sua estratégia de comunicação e marketing.
Qual sua importância?
A importância de fazer um calendário é simplesmente porque facilita a visualização das ações para cumprir os prazos e também ajuda muito quando existe a necessidade de fazer alterações devido aos fatores externos que dominam os assuntos e o top trends da web que interferem diretamente na visibilidade de uma campanha, por exemplo. Além disso, contribui substancialmente para aumentar o tráfego do site, a qualificação de leads e as taxas de conversão. E ainda:
- Organiza a visão do planejamento
- Facilita o controle da estratégia de conteúdo
- Possibilita uma melhor visão da avaliação de resultados
- Desperta gatilhos e novas ideias
- Facilita o entendimento da estratégia dando um panorama mais amplo das ações de marketing
Agora que você já entendeu o que é um calendário editorial e a importância dele, vamos logo para as dicas práticas de como fazer o seu.
Depois de definido quantos posts, ações e ferramentas estão no “fee mensal contratado”, é importante definir sua linha editorial. Isso agiliza consideravelmente todo o processo.
Atenção! Imagem meramente ilustrativa para facilitar visualizar o material descrito.
No calendário editorial não há necessidade de descrever o formato do post. Esta informação detalhada deve estar no briefing para a dupla de criação (arte/texto). Por outro lado é importante colocar o tema ou temas que estão naquele planejamento; para que toda a equipe acompanhe os assuntos e campanhas que estão sendo trabalhadas. Por exemplo: Publicação da Landing Page do Ebook de Planejamento. Ou seja, todo mundo que olhar pro calendário vai saber que a campanha de lançamento do ebook começou… Outros pontos relevantes que devem estar no Calendário Editorial são:
- Datas de publicação de textos no blog
- Atualizações do site
- Contratos novos que foram fechados (se isso fizer parte da estratégia de comunicação)
- Datas promocionais relevantes que devem ser trabalhadas nas redes sociais
Palavras chave não entram no calendário editorial. Teoricamente elas foram definidas no planejamento, podem e devem ser renovadas periodicamente, pautadas em pesquisa, mas não entram no calendário editorial. São sim colocadas nos briefings das peças que serão desenvolvidas; lá sim essa informação é de extrema relevância. O estudo de persona, etapa do funil e jornada de compra é a mesma coisa. Estão em outra fase do planejamento e não precisam estar no Calendário, mesmo porque ele deve ser feito pautado nessas informações e dados previamente estudados.
Linha Editorial
Tudo é flutuante. Afinal, os formatos são avaliados com o tempo de acordo com alcance e engajamento. Porém, não é novidade pra ninguém que áudio e vídeo é o que mais engaja na web. Logo, de três posts semanais ao menos um deve ser nesse formato. #ficaadica😉
Quando o cliente aprova a linha editorial, ela pode ser extensa e por isso mês a mês será feita a adequação de quais formatos e tipos de posts aprovados na linha editorial serão usados.
Basicamente a importância da linha editorial é dar o tom da linguagem da comunicação. Por exemplo, se na linha editorial do cliente tem ações, posts, etc relacionado com datas comemorativas, no calendário editorial estará definido quais são as datas relevantes para este cliente; e, no mês que “não tem nenhum”, certamente haverá outra possibilidade já aprovada na linha editorial que irá compor o calendário com outra temática de post, ação, campanha, etc. Outro exemplo que é definido na linha editorial é por exemplo clientes que não gostam de usar giphys em sua comunicação. Logo, esse formato não entra no calendário, e assim por diante…
O número de posts destinados a datas comemorativas também é algo que deve ser levado em conta. Alguns meses tem datas (relevantes) quase todos os dias e outros que não tem nenhuma relevância. Lembrando que neste caso tem que ter relação com o negócio e com a persona. O recomendado, por experiência, estratégia e boas práticas é seguir um máximo de 3 posts de data comemorativa por mês – claro que dependendo do contrato. Quem faz post todo dia, essa média aumenta. Mas ter conteúdo relevante todo dia, vamos combinar que só portal de notícias né gente! O mais importante aqui é ser relevante! E, de preferência, fazer com que a data comemorativa traga um conteúdo para gerar valor ao post.
O mesmo procedimento deve ser estabelecido com relação às outras temáticas. Por exemplo: quantos posts de produto ou serviço o cliente quer por mês, para que o perfil não seja apenas uma grande vitrine chata e sem atrativo, e assim por diante.
Exemplo de temáticas que entram na linha editorial de alguns negócios:
- Aniversariante do Mês
- Aniversário de Casa (quando a pessoa completa 1 ano trabalhando na empresa)
- Conteúdo Institucional
- Compartilhamento de portal de notícias sobre algo relevante relacionado ao segmento
- Cliente Novo na Casa
- Data Comemorativa
- Depoimento de Cliente
- Dicas (Filme/ Série/ Perfis para Seguir/ Canal do Youtube/Podcast/ etc)
- FRASE (inspiração/ provocativa/ engraçada/ reflexiva/ etc)
- Serviço
- Produto
- Divulgação de Blog (esse tipo de post é o que mais gera tráfego pro site #ficamaisumadica)
- Time Crescendo (contratação nova)
- Você sabia?
- Curiosidades
- Release
- Na Mídia
- Saiu na Imprensa
- Clipping
Enfim, a linha editorial é muito particular e pode ser um mix de tudo isso e o que mais a criatividade consegue alcançar e colocar em prática. Com uma linha editorial bem traçada e em sintonia com o planejamento, o sucesso da campanha é certo. Para isso é preciso saber também qual é o objetivo da sua comunicação. Aumentar o número de seguidores, converter vendas, aumentar base de leads, etc. Ou seja, tudo começa com lá no planejamento tá pessoal?! Vale destacar que o Calendário Editorial é só um pedacinho do planejamento.
Formatos e Ferramentas que diversificam e potencializam seu engajamento:
- Vídeo c/ ou s/ identidade visual
- Carrossel Padrão
- Carrossel Animado
- Giphy
- Meme
- Post estático (só a arte pura e simples com sua identidade visual/logo)
- Arte animada com a identidade visual (e aqui tem um mar de possibilidades)
- Boomerang
- Reels
- TikTok
Como vocês puderam ver, o calendário editorial faz parte da base estrutural do planejamento. É um dos pilares do cronograma de ações, segmentado em: mídia, pauta, periodicidade, frequência, tipo de ação, formato, linguagem e muitos outros fatores determinantes, que contribuem para desenhar sua estratégia de distribuição de conteúdo e atividades, que irão compor a comunicação e divulgação do seu produto ou serviço.
Mas pra tudo isso funcionar é preciso conhecer seus limites e ser regular. Não precisa postar todo dia. Quantidade não é qualidade. Precisando de ajuda, conte com nosso time!