Certamente você conhece o Inbound Marketing ou pelo menos já ouviu falar que é uma estratégia de marketing digital usada para gerar vendas, aumentar a presença digital, fortalecer a base de leads com leads qualificados, entre outras características bem particulares do Inbound.
Esse conteúdo é um breve resumo em 6 passos básicos para você começar a colocar essa estratégia em prática com o que você já sabe e tem disponível no seu computador.
Lembrando sempre que não há fórmula mágica para aumentar as vendas, mas existem métodos e ferramentas que ajudam bastante. Então vale a pena testar para ver se o que está funcionando com bastante gente também pode funcionar pra você. Essa é nossa ideia aqui, te ajudar com o que tem dado certo com a gente e com os nossos clientes.
Vamos tentar? Siga com a leitura e veja como dá pra começar com o que você tem em mãos.
Top 6 – Passos básicos para colocar o Inbound em prática
1. Defina suas Personas
Antes de qualquer ação de marketing é fundamental entender para quem direcionar sua comunicação. Estamos falando da persona; ou seja, entender pra quem você vai comunicar e como impactar essa pessoa exige pesquisa. Saber a linguagem que gera identificação, os interesses que vão atrair essa pessoa para o seu site, blog, redes sociais entre outros canais digitais.
Uma coisa muito importante de se destacar é que, dependendo do negócio é possível ter mais de uma persona. Ou seja, mais de um perfil de consumidor. Conhecer esses perfis, por mais diversos que possam ser é fundamental, pois é isso que vai direcionar como já dito a linguagem, canais e formatos de comunicação.
Por exemplo, se seu negócio vende produtos ou serviços tanto para um público que consome conteúdos no Tik Tok, Youtube e Instagram quanto para pessoas que estão mais conectadas com o Linkedin e o Facebook; mas também usam o youtube, você irá diferenciar seu conteúdo para impactar ambos os perfis de maneira personalizada.
E, como definir essa persona ou personas?
Existem basicamente dois caminhos. O primeiro, se você já tem um histórico de clientes você pode analisar esses perfis para traçar as principais característica do que aparece em maior volume de vendas. O outro é, caso você esteja começando e ainda não tenha dados para analisar, fazer uma projeção, baseado até mesmo na concorrência. Ah! Muito importante. O perfil do consumidor é volátil, por isso de tempos em tempos é importante voltar a sua persona e reavaliar se ainda é a mesma ou se de repente tem outros perfis de consumidores se atraindo pelo seu produto ou serviço.
O fantástico gerador de persona é a ferramenta da RD em parceria com a Rock Content que mais tem ajudado as pessoas a traçarem esse perfil. Reforçamos que o uso da ferramenta deve ser feito pautado em dados para que o resultado seja assertivo 😉.
2. Objetivos & Metas
Depois de definir a persona, ou personas, é preciso ter muito claro os objetivos traçando metas factíveis. Qual é o seu objetivo?
- Mais seguidores?
- Captar leads?
- Aumentar as vendas em 20%?
- Ganhar presença digital?
- Melhorar a qualificação dos seus leads?
- Aumentar o tráfego no seu site?
Quais são suas metas? Alcançar o objetivo em 3 meses? Enfim, você precisa saber exatamente o que quer, pra saber o que traçar pra chegar lá.
Se seu objetivo for por exemplo é captar leads ou qualificar o lead para ter uma venda direta mais assertiva o ideal é trabalhar com Landing Pages. Caso no momento você não possa investir em um sistema integrado como o da RD Station Marketing, que tem um período de teste grátis, vale buscar outros meios ainda que menos automatizados “garimpando” as redes sociais.
Se acredita que precisa aumentar o número de seguidores para ganhar mais visibilidade, às estratégias de redes sociais são diversas, com a interação com curtidas e comentários, “seguindo de volta” e contatos diretos por mensagens privadas e personalizadas.
O ganho de presença digital e o aumento de tráfego no site em resumo precisa de conteúdo relevante, autêntico e com frequência. Ainda que você tenha condições de fazer e não tenha grana pra investir no momento, é uma ação que exige tempo e dedicação.
3. Conheça a jornada do cliente usando o funil
Estudar a jornada do cliente considerando o funil, tanto de marketing quanto de vendas é a etapa que direciona as ações que serão desenvolvidas, sejam para incentivar e atrair ou gerar um contato promocional e voltado direto para a venda.
Por exemplo:
Lara, 25 anos, advogada, casada, um filho; procurando sobre ‘direito autoral’, encontra um texto da etapa conhecida no funil de marketing como “descoberta”; “Mudanças sobre a Rouanet – lei de incentivo a cultura no Brasil.”
A manchete atrai a atenção dela que cai no blog de uma empresa que cenografia. O conteúdo se mostra relevante e com fontes confiáveis. No fim, uma “chamada” para o serviço da empresa: “Se você quer transformar seu evento em um grande espetáculo cultural, seja uma festa de casamento, aniversário, feira corporativa ou um festival; entre em contato conosco e conheça nossas opções de cenografia!”
O final do texto foi um gatilho. Depois de um conteúdo sobre legislação, o gancho para vender um “cenário” para a festa de aniversário ou de fim de ano da empresa… Lembrando que, nesta etapa, Lara não estava pensando no aniversário do filho nem na festa de fim de ano do escritório. Mas depois de ler e gostar do conteúdo, salvou o nome da empresa nos seus favoritos.
Se no exemplo houvesse um ponto de conversão com um formulário – “receba nossa newsletter” – certamente Lara teria assinado e, dentro de uma estratégia seria nutrida com conteúdos relevantes; ou seja, que tenham a ver com legislação e cultura – pois no formulário têm um campo “profissão” e outro “assunto de interesse”.
Essa etapa de conhecer a jornada é básica para conquistar e nutrir o lead. Mas como fazer isso sem recursos financeiros? “Na unha”. Ou seja. Investindo tempo e dedicação nas redes. Enquetes com frequência e periodicidade. Registrando e organizando tudo em uma planilha. Sim, existem sistemas automatizados que fazem isso e tem um ótimo custo benefício. Mas se você não pode ($) agora, o jeito é dormir menos para ter tempo para fazer o que a automação de dados faria 😉.
4. Estabeleça sua estratégia de conteúdo
Antes de falar sobre a estratégia de conteúdo a dica de sucesso nesse 4º passo é: contrate um gerenciador de redes sociais. O plano mais básico custa menos de R$ 5 (cinco reais) por mês; só pra agendamento de posts. Esse plano já faz você ganhar frequência o que é uma métrica valiosa de rankeamento por exemplo.
O marketing de conteúdo aproxima as pessoas das empresas a medida que tem valor e relevância. Deve ser feito com critério e pautado em fontes confiáveis para gerar autoridade e credibilidade. Dito isso vamos pontuar alguns passos para você elaborar sua estratégia de conteúdo.
- Tenha um blog – isso aumenta sua presença digital e potencializa suas chances de se destacar na internet
- Conheça sua persona e saiba os assuntos que podem atraí-la para o seu site ou blog
- Faça reunião de pauta com seu time de vendas – é quem melhor conhece as dores dos clientes
- Diversifique nos formatos e use áudio e vídeo – ainda que sem grandes recursos de edição e vinheta – engaja mais
- Conheça os canais que sua persona ou personas acessam. Você precisa não precisa estar em todos. Foco na persona!
5. Invista em SEO
O SEO é a famosa otimização para mecanismos de busca. São técnicas para rankear marcas e sites nos buscadores online. Mas hoje em dia também são otimizados posts e publicações no Youtube com o mesmo objetivo, ganhar visibilidade na timeline e estar na primeira página, respectivamente.
Além da pesquisa de palavra chave (keyword) o uso do Google Analytics são duas ferramentas gratuitas que você encontra na internet e ajuda bastante tanto na estratégia de conteúdo quanto na otimização de SEO. Além de práticas como técnicas de legibilidade e claro, distribuição de conteúdo também otimizado.
Pra começar otimizar faça a busca das palavras chaves e abra sua conta no Google Analytics para entender os erros e começar a traçar novos caminhos para o seu conteúdo 😉.
6. Elabore um plano de Geração de Leads Qualificados
Aqui na verdade você vai precisar de uma ferramenta mais sofisticada, como é o caso do RD Station Marketing que integra informação, cruza dados e te entrega os leads qualificados.
Ainda assim, mesmo com a ajuda da inteligência artificial do software da RD, será preciso elaborar um plano de ação para gerar e qualificar leads.
O que seria isso?
Resumindo é fazer um planejamento de materiais de conversão e dos meios por onde será distribuídos. Por exemplo: formulário de newsletter no site; que integrado no RD Station vai filtrar e segmentar as bases de leads. Ou, Landing Page com download de ebook ou infográfico. Também integrado com o sistema, irá separar “o joio do trigo”. Nesse planejamento é feita a cronologia dessa divulgação juntamente com os canais onde serão propagadas as peças desse material.
Por exemplo: a Landing Page para fazer download do material será divulgada nas redes sociais e enviada por e-mail para quem assinou a newsletter. Enfim, são apenas exemplos de um plano para gerar leads e depois qualificar. Sem recursos financeiros essa etapa vai tomar tanto tempo que não vai nem compensar… Falamos a verdade, mas ela é a última etapa dessa nossa lista, porque fazendo as outras 5 você certamente vai gerar resultado para chegar na 6 e depois fazer um upgrade e contratar profissionais para cuidar do marketing do seu negócio 😉. Conte com a gente!
O Inbound não é só isso, mas acredite, esse é um bom começo. Com esses passos você já pode dizer que começou sua estratégia de Inbound!