Com a mudança no perfil do consumidor nesses últimos tempos, as buscas por conteúdo online aumentou bem como as compras. Mas se você ainda não está conseguindo garantir uma receita, e não tem sentido aumento de compra e venda no seu negócio, seja qual for sua atividade e área de atuação, continue lendo porque certamente nesse texto você irá encontrar ideias ou gatilhos para aplicar e engajar melhor seus clientes. E, para continuar vendendo, encantar o seu cliente deve fazer parte da sua estratégia.
Ações que geram credibilidade fidelizam os clientes o que já é um passo para manter a balança financeira equilibrada. Para atrair clientes novos é essencial o uso das redes sociais adequadas ao seu perfil de negócio alinhada ao perfil do seu público.
Recentemente o SEBRAE publicou alguns dados sobre os setores mais afetados pela crise, com ideias de como sobreviver a ela do ponto de vista prático administrativo.
Fatores externos como a instabilidade econômica estão fora do nosso controle, então reclamar não resolve. Por isso é preciso procurar soluções criativas.
Para negócios B2C a situação está relativamente mais simples porque as pessoas não pararam de comprar; muito pelo contrário, as compras online aumentaram, de modo geral mais de 60%.
Uma livraria de Volta Redonda é um bom exemplo. Se adaptou rápido ao “abre e fecha do comércio” e transformou as rodas de conversa que promovia no espaço físico em evento online. Passou a fazer ainda a venda de livros por meio digital, com serviço de Delivery e viu suas vendas aumentarem 10% no período de isolamento social.
Outro exemplo são as empresas de eventos corporativos que estão se articulando para voltar com segurança. Estar atento aos protocolos de saúde e divulgar as ações ligadas a essa questão é um atrativo relevante no atual momento.
Com o cliente já encantado você gera credibilidade e ganha visibilidade frente à concorrência.
No universo B2B o impacto foi proporcionalmente maior, mas a proposta deste conteúdo cabe também para este perfil. Afinal, o foco é encantar o cliente para reter e vender. Então vamos as sugestões de como encantar seu cliente!
O caminho para o encantamento
Conheça seu cliente. Faça pesquisa, use formulários do Google para entender o que é mais relevante para ele nesse momento.
A palavra “humanizar” está sendo bastante usada, mas até isso parece confundir um pouco as pessoas. Para conseguir encantar seu cliente, a chave é conhecer bem quem ele é. Para atender é preciso conhecer. Estreitar a comunicação é o que vai estabelecer uma relação de confiança. E é aí onde você ganha o cliente e o encanta.
Comunicação digital é uma coisa, linguagem robótica é outra. O uso do Whatsapp na sua estratégia de comunicação será essencial nesse momento. Afinal, qual canal é mais direto e humano hoje em dia? Ainda que use o whatsapp empresa…
Quando falamos que comunicação digital não é linguagem robótica estamos dizendo que precisamos trabalhar a inteligência artificial integrada com a humana. Não dispare e-mails de um remetente que seu cliente não pode responder. Esse é só um exemplo.
Outro exemplo, mas esse que devemos usar, é o CRM. Certamente irá ajudar. A ferramenta digital sistematiza a gestão de relacionamento com o cliente de tal forma que, otimiza seu tempo, organiza a comunicação e funciona ainda como um filtro para identificar oportunidades onde vale a pena investir energia e tempo.
Uma comunicação de nutrição feita após uma pesquisa vai proporcionar entregas de valor e isso com o tempo vai encantar o seu cliente.
Comunicação Estratégica para Encantar o Cliente
Se você tem uma loja física atualmente ter a opção Delivery e retirar na loja é básico. Decorar o espaço físico pode parecer bobeira, mas acredite, não é. A psicologia explica como o apelo visual funciona despertando gatilhos cerebrais de neurotransmissores que influenciam, ainda que inconscientemente, ao ato de comprar. Por isso, ao contrário da loja física, o espaço virtual deve ser mais clean e com acessibilidade para que a pessoa encontre o que ela quer em poucos cliques.
Deve ser clean para não ter dispersão visual, afinal, ao contrário da loja física, não tem um vendedor com persuasão para garantir a atenção do cliente no ‘comprar’. Ainda que existam atendentes virtuais, em um clique a pessoa está fora do seu ambiente digital. Logo, tenha um espaço clean, acessível e que a navegação seja atrativa.
Sim, estamos no momento onde promoções são bem vindas. Seja com descontos, frete grátis, prazo de entrega mais curto que o da concorrência, brindes inusitados, forma de pagamento diferenciada; a promoção precisa ser algo que o cliente veja vantagem, do contrário, será só mais uma.
Faça diferente. Ofereça brindes que faça sentido e gere valor. Muitas vezes itens infantis, escolares ou algo que fuja do convencional, mesmo que não tenha nenhuma relação com o seu negócio pode gerar muito mais valor nesse momento. Se o seu cliente estiver com criança em casa, brindes como livro para pintar, massinha de modelar ou adesivos, certamente vão agradar. Mas, para garantir a satisfação do cliente, use o formulário e dê opções de brindes para ele escolher; dentro do que você tem para oferecer claro.
Use todas as ferramentas digitais disponíveis. Invista em mídia paga para se destacar. O encantamento do cliente está no relacionamento. E-mail marketing e whatsapp são os 2 principais caminhos agora. Mas sozinhos, não te destacam na rede.
Para encantar o cliente você precisa basicamente de 3 coisas
1 – Seu produto ou serviço precisa ter qualidade;
2 – O pós venda deve ser mais acolhedor do que a própria venda em si;
3 – A comunicação estratégica deve mostrar, sem deixar dúvida, o motivo do seu produto ser a melhor opção do mercado! Tenha o depoimento de clientes a seu favor 😉
Outros pontos de Atenção!
Já que não temos controle sobre a instabilidade econômica a sugestão, para quem trabalha com estoque é: diminuí-lo para não perder produtos por passar o prazo de validade ou não ter vazão. Quem estiver com muito estoque faça promoção! Atuar ainda com prazos maiores e atendimento personalizado pode ajudar a aumentar suas vendas.
Ampliar o leque de fornecedores é outra maneira de lidar com o fator externo da economia, pois aumentando sua rede consequentemente terá maior poder de negociação e poderá repassar isso aos seus clientes. E que cliente não fica encantado quando a negociação o favorece, não é mesmo?
Estar presente nos Marketplaces é também uma maneira de ganhar presença digital, se colocando como concorrente, ampliando seu raio de atuação e garantindo algumas vendas. Os marketplaces é um modelo de negócio que consiste em colocar os seus produtos em grandes sites que servem como vitrine.
Algumas questões como ter uma política interna para entender como funciona o seu capital de giro irá ajudar o setor administrativo a identificar quando é preciso procurar por um empréstimo e quando o controle do fluxo de caixa está positivo sem necessidade de aporte externo. Fazer um controle de aquisição, estoque, entrada e saída é essencial para equilibrar custo fixo e variável, bem como percentual de lucro líquido e lucro real. Essa parte é interna e está diretamente ligada ao encantamento do seu cliente interno. O clima dentro da empresa precisa estar bom para que as coisas fluam melhor!
No caso de quem optar por e-commerce investir em ferramentas e softwares com inteligência artificial que recupera os carrinhos abandonados certamente irá impulsionar o aumento das vendas. Sempre atrelado a uma comunicação de encantamento, para trazer o cliente de volta fazendo com que ele veja valor nessa relação.
Espero que tenham gostado das nossas sugestões e que tenhamos provocado algumas reflexões que reverberem em vendas!