Se você chegou aqui pelo vídeo que compartilhamos em nossas redes sociais já entendeu como funciona uma Call To Action ou CTA. Se veio por outros meios, mais algumas linhas e você vai entender sobre essa ferramenta poderosa que aumenta sua taxa de cliques e conversão.
A CTA é mais uma ferramenta usada pelo marketing digital com o objetivo de converter; seja para curtir um post, seguir um perfil, clicar em um link, baixar um material rico, se inscrever num canal no youtube, compartilhar uma notícia, ou outra ação; não à toa em tradução livre CTA ou Call To Action significa ‘chamada para ação’.
É muito comum usar as CTAs em botões clicáveis, por meio de hiperlinks, que levam o usuário para uma página com o objetivo de realizar ações como por exemplo “faça o download”.
No marketing digital também chamamos de CTA palavras ou pequenas frases que instigue a pessoa a interagir com o conteúdo de um post como quando no final conclui-se a legenda com um “comente o que achou” ou dizemos “se inscreva no canal”. Nesse caso o objetivo não é conversão, mas a interação gera engajamento e assim seguimos o caminho da estratégia para uma futura conversão.
Exemplos de CTAs
As possibilidades são tantas que podemos dizer serem infinitas. Mais que isso no marketing digital não há receita pronta, você deve testar o que funciona para você. Dito isso, mãos a obra e abuse da criatividade.
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Sim, elas podem ser usadas com emojis. Tudo depende do seu perfil de linguagem. Temos ainda algumas dicas de boas práticas que muitas pessoas e profissionais de marketing já testaram. Vamos a elas?
Boas Práticas no uso de CTAs
A CTA deve entregar o que promete. Então se na CTA está escrito “faça o download” e quando a pessoa clica ela tem acesso ao conteúdo, mas sem a possibilidade de baixá-lo, a CTA adequada seria “acesse aqui” ou “saiba mais” ou ainda, “clique aqui”. Vejam que nesses três exemplos as palavras não remetem a possibilidade de baixar o conteúdo e sim em ter acesso a ele.
Se for usar em um botão ou em uma imagem, evite CTAs muito longas. Seja direto e objetivo.
Para saber qual vai funcionar melhor para você é preciso testar e conhecer seu público, além de ter muito claro qual a ação você pretende que o usuário faça. De modo geral é usada a linguagem no imperativo mas cuidado, o intuito é convencer, não impor ou assustar.
A CTA está diretamente ligada ao seu tom de voz. Se você é profissional autônomo ou atua nas redes sociais de uma empresa é preciso estar atento a isso. Na CTA cabe emojis e questionamentos que induzam a pessoa a responder nos comentários, tudo vai do perfil. Frases imperativas para motivar a pessoa a clicar em algum link é uma call to action, mas tudo deve estar em conformidade com o perfil linguístico da página.
A Call to Action é de suma importância na sua estratégia porque se vinculada a outras ferramentas que você consegue mensurar resultados e captar leads qualificados.
Como falamos antes testar é o caminho. Fundamental também é fazer a análise dos resultados para verificar se está dando certo ou ao menos se está trazendo o retorno esperado. Caso a CTA esteja incentivando os usuários a fazerem a ação abaixo da meta estipulada quanto a cliques, comentários, downloads, etc, troque e teste outra.
Para deixá-la mais atrativa e em destaque você pode mudar a cor da fonte bem como seu tamanho. Quando a CTA citar um benefício como por exemplo “teste grátis” o destaque pode ser animado. CTAs usadas em e-mail marketing por exemplo costumam aumentar a taxa de clique quando o texto escolhido gera um senso de urgência no leitor. Por fim, é importante destacarmos que sozinha a CTA não faz milagre, ou seja, levar o cliente à ação sem uma comunicação relevante e integrada, torna a ferramenta menos eficaz!
E aí, você já tomou alguma decisão online motivado por uma CTA? Comenta aqui qual mais funciona com você e qual te incomoda a ponto de você, só de birra não clica (rs). Vamos juntos construir esse ambiente digital mais gostoso de navegar? Comenta aí vai 😁