Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil e a quarentena começou, o setor mais afetado foi o de hotelaria e turismo seguido da área artística, cultural e de entretenimento.
Em terceiro lugar ficam os serviços educacionais privados. A lista segue para os serviços de beleza como salões e barbearias, comércio em geral, especialmente shoppings, bares e restaurantes. Todos foram fortemente impactados, porém esses com possibilidade de voltar suas atividades antes dos locais de entretenimentos, shows e outras apresentações artísticas.
A adaptação aos novos tempos tem exigido dos empresários e pequenos empreendedores muita resiliência, criatividade, planejamento financeiro e de comunicação estratégica. Escolas particulares estão comprando máquinas de desinfecção por vaporização se preparando para a volta em setembro. Salões já conseguem atender com agendamento em horários espaçados e ainda com a possibilidade de atendimento domiciliar.
Restaurantes estão se reinventando com Delivery. Alguns bares estão com cuidados diminuindo o número de mesas possibilitando o drive in, no caso de locais com estacionamento. Assim como o cinema, que fez sucesso no Recife voltando à década de 30 lançando o Planeta Drive-in – o cinema a céu aberto.
Nos EUA um casal mudou o local do casamento para não alterar a data; todo o resto se adaptou. Buffet, espaço entre as cadeiras durante a cerimônia, etc.
Medidas básicas para o seu negócio sobreviver aos novos tempos
Uma publicação do SEBRAE sugere que, para a realidade do Brasil, os empreendedores e empresários apostem em parcerias para que todos se apoiem e se mantenham vivos no mercado. Entre as dicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, renegociar prazos com fornecedores, reavaliar relações trabalhistas e manter o home office indeterminadamente, são três ações que certamente irão diminuir custo e ganhar tempo.
Indicam ainda fazer a transformação digital, no caso de quem ainda não o fez e agir com cautela e estratégia, abusando da comunicação digital e da criatividade para reter e atender os clientes que a empresa já tenha em sua carteira. Quando garantimos nossa carteira de clientes eles podem se tornar nossa melhor vitrine!
Criatividade é a palavra da vez
Se você tem um restaurante à la carte certamente seu público é mais seleto. Faça uma pesquisa com seus clientes, por e-mail ou Whatsapp sobre o interesse em marmitas e destaque que suas embalagens são personalizadas, de acordo com o prato. Dê uma amostra grátis da sua proposta. Diversifique o serviço. Você pode ainda ter uma opção onde o Chef de cozinha vai até a casa do seu cliente preparar um jantar especial.
Se você tem uma fotótica – sim ainda existem. Estimule as pessoas a imprimirem fotos que consideram de momentos marcantes; afinal os eletrônicos estão sobrecarregados e dando muitos problemas; pessoas estão perdendo seus arquivos. Aproveite para divulgar os produtos que vende na loja, como quadros de fotos, porta retratos, pen drives, HD externo, copos personalizados com fotos e o que mais você oferecer.
Se o seu negócio é vender máquina para o setor industrial; facilite o pagamento, aumente o tempo de garantia ou ofereça um bônus no suporte técnico. Use a criatividade agora mais do que nunca procurando saber o que seu cliente quer e espera de você.
Verifique a possibilidade de Delivery ou drive thru do seu negócio. Seja uma assistência técnica de equipamentos eletrônicos, uma loja de roupa ou um restaurante. Se puder faça, se adapte e deixe seu cliente decidir o que ele acha melhor, identificando suas condições em atender as necessidades propostas.
Comunicação, Marketing e Tecnologia
Com toda a tecnologia que existe no mundo, já deu para ficar claro que o que faz a roda da economia girar são as pessoas. Mas, voltando à saúde financeira do seu negócio, aumente sua presença na web. Faça marketing de conteúdo. Divulgue quais as medidas de segurança você tem usado, bem como seu posicionamento com relação aos funcionários. Os consumidores estão antenados a valores humanos.
Amplie suas redes sociais de maneira estratégica. Não precisa estar em todas, mas é fundamental estar onde seu público tem maior presença. O Google Meu Negócio é uma ótima opção. A internet tem uma concorrência muito grande, mas ficar fora dela, especialmente agora, é estar fora do mercado; afinal mesmo antes das medidas de isolamento, é lá que as pessoas fazem suas pesquisas sobre produtos e serviços e, buscam informações.
Se você trabalha com consultoria, seja qual for o segmento, as videoconferências vieram para ficar.
Mas claro que um evento presencial tem outro valor. Sim é possível fazê-los, porém com outros protocolos. Se ainda não é o momento para ir a um espaço com o número reduzido de pessoas, usando máscaras, abuse da tecnologia de ponta. Ofereça vantagens para quem participar ao vivo e possibilidades para quem não estiver a disposição naquele horário. A gravação do evento por exemplo, é um caminho. Você pode ainda limitar uma data para o link de acesso, mas ofereça sempre algo de valor.
Para além das previsões dos “futuristas” os órgãos e instituições estão em uma busca constante por medidas factíveis, pautada em diretrizes e protocolos, em sua maioria baseado em questões científicas, para combater a crise de saúde que reflete diretamente na economia.
Crie Diferenciais e Faça Pesquisa
Academias por exemplo, com a perspectiva de volta seguindo o protocolo de 30% da sua capacidade, podem criar a opção de transmissão ao vivo com desconto na mensalidade de quem preferir fazer a aula em casa.
As escolas precisarão tomar outras medidas com protocolos mais rigorosos e, ainda assim, a partir do ensino fundamental II é considerado mais factível usar a tecnologia no formato EAD, com a possibilidade de plantões de dúvidas presenciais agendados para evitar aglomerações.
Salões de beleza e barbearias podem também aderir ao atendimento Delivery. Mas o que todos os negócios precisam agora é aparecer na internet. O marketing de conteúdo é o que vai fazer o papel de atrair o usuário para o seu site ou redes sociais. Só anúncio é pouco pra gerar resultado. Traga informações relevantes. Se você tem um salão traga informações sobre cuidados que podem ser feitos em casa, dicas de produtos, etc. Você só tem a ganhar com isso! Sugestão: Alem do atendimento Delivery, o profissional de salões de beleza pode oferecer cursos online, de procedimentos.
Facilitar a forma de pagamento não é diferencial; na atual situação é essencial! Lembrando sempre da segurança de dados no universo online, que é fator decisivo para a pessoa optar por comprar em outro site.
Amplie os seus recursos tecnológicos, divulgue as medidas de segurança que tem tomado. Então se a sua loja ou estabelecimento comercial, por exemplo, comprou aquelas máquinas de desinfecção e higienização a vapor, divulgue. Se os seus funcionários usam, além da máscara de tecido a de acetato para proteger a si próprio e aos clientes, poste esse cuidado e preocupação. Procure saber o que seu cliente está valorizando agora e se alinhe a esses valores.
Hotelaria e turismo precisarão ser criativos e ousados. Além de investir em medidas sanitárias e divulgar isso, promover pacotes com diferenciais como exemplo a possibilidade de reagendar a estadia caso haja novo imprevisto é uma maneira de sair do convencional de reter 30% do valor, como rege o código de defesa do consumidor. Isso pode estimular as pessoas a programarem suas férias de fim de ano agora, ainda que haja incertezas quanto a isso. Outro ponto fundamental é fazer parcerias e reinventar os pacotes.