Estratégia de Marketing Digital – Quais usar para gerar resultado?

Investir em marketing digital vale a pena. Será? Sim e não. Vamos elucidar essa ambiguidade de uma vez por todas. Continue lendo…

Para começar essa conversa é fundamental antes de qualquer coisa deixar claro que marketing nenhum traz resultado se seu produto ou serviço não for bom. Agora, partindo do princípio que temos um produto ou serviço de qualidade, vamos aos “pormenores” que na verdade será o grande divisor de águas do seu sucesso: a comunicação estratégica integrada! 

No “B A BA” do marketing digital o fundamento mais básico sempre foi distribuir seu conteúdo no canal certo, divulgando seu produto ou serviço na rede onde sua persona está para estabelecer relacionamento e gerar valor. Esse conceito continua valendo, mas para isso te trazer resultado é fundamental pautar suas ações em pesquisa e teste. Sim, estamos em um momento muito singular onde tudo o que conhecíamos sobre comunicação e marketing está sendo testado; afinal, dos pequenos negócios às grandes corporações o desafio que o novo cenário político, econômico e de comportamento do consumidor apresenta diante de todos, em consequência do impacto de fatores externos, é impossível de se ignorado. 

Atenção! Uma boa estratégia de marketing tem como pilar principal o comportamento do consumidor e cada dia mais, em virtude da atual crise, sem dúvida, o consumidor está no universo online. Muitas pesquisas apontam que essa relação com o digital já vinha em uma crescente e a tendencia é se manter mesmo depois que tudo isso passar.

Como investir em Marketing Digital em um momento de crise? 

Para manter sua receita é essencial reter sua carteira de clientes. Gere valor! Esteja em todos os lugares que puder e fizer sentido, de acordo com a pesquisa feita no seu planejamento estratégico. “Sou pequeno, não tenho $ para fazer pesquisa”. Use a criatividade! Vamos dar algumas dicas nas próximas linhas…  

Investimento é mais que dinheiro. Saber onde investir energia e tempo faz diferença. Faça cursos; existem muitos online e gratuitos que podem te ajudar nesse momento.

Existem canais onde é essencial fazer a mídia paga, enquanto em outros você pode atuar de maneira orgânica. Os dois, simultaneamente é o ideal para trabalhar sua presença digital de maneira equilibrada. Se não tem condições para mídia paga agora, comece no orgânico. Mas comece! 

“Investir em marketing digital vale a pena.” Se antes essa afirmação já era algo concreto e indiscutível quanto a gerar resultado, agora é ainda mais! A diferença é que antes, investir em marketing digital era algo que diferenciava as empresas, marcas e negócios; hoje, é uma necessidade real.

Investir em marketing digital, especialmente em momento de crise aguda como a que estamos vivendo é a alternativa para a sobrevivência do seu negócio. Muita gente acredita no “não resultado” porque se for feito sem estratégia o risco de não trazer resultado é realmente maior. Por isso a resposta no começo do texto “sim e não”. Traz resultado? Se for feito corretamente sim. Se for feito sem estratégia. Não!

Na atual situação negócios que não tinham nenhuma presença digital certamente terão mais dificuldades, mas é preciso começar; ainda que com cautela. Sair fazendo anúncio nas redes sociais não é o caminho. Nós vamos explicar porque e como essa ação é válida, dentro de uma estratégia.

Marketing Digital – B2B & B2C 

Do ponto de vista da comunicação essa diferença existe na estratégia, nos canais, no tom de voz, etc. Mas no business, independe se é B2B ou B2C. Todo negócio precisa de comunicação e marketing. Em outras palavras, o que muda é o tipo da comunicação. Se antes você fazia um evento presencial, agora você vai organizar um evento em plataformas digitais e procurar meios de agregar valor. 

O diferencial do marketing digital é ter presença que gere valor. Ou seja, presença pautada somente em anúncios pagos não dá credibilidade para uma empresa. Por outro lado fazer uma comunicação pautada exclusivamente em alcance orgânico pode não trazer o resultado que seu negócio precisa para se manter vivo, agora! Equilibre as coisas. Como? Com estratégia! 

Entregue valor. Como assim? Assim ó: 

  • Se você é um escritório de contabilidade, faça conteúdo gratuito que tire pequenas dúvidas dos seus clientes; sem necessariamente pedir o e-mail em troca.
  • Digamos que seu negócio é uma padaria. Poste receitas que a pessoa consegue fazer em casa. Apenas poste.
  • Mas se seu comércio é uma loja de brinquedos você pode dar sugestões do que fazer com a criança na quarentena, seja dando ideia de alguma brincadeira ou ensinando a fazer um brinquedo com sucata. 
  • Um salão de beleza pode fazer um conteúdo com dicas de produtos parceiros do salão ou ainda gravar um vídeo de como “fazer a sobrancelha” usando uma fita adesiva para desenhar onde tirar e não deixar falhas. 
  • O setor hoteleiro, que está muito afetado, pode fazer um conteúdo sobre a relação entre “sono e travesseiros” e fazer a pessoa chegar no seu site e ver que tem uma promoção para quem fizer a reserva agora para as próximas férias, com condições especiais em caso de cancelamento. 
  • Uma empresa que vende produtos industriais pode disponibilizar um conteúdo digital, como por exemplo um manual interativo de um de seus produtos ou divulgar os protocolos de higienização e saúde que estão sendo colocados em prática dentro da sua empresa.
  • Para além do Delivery, o restaurante pode se destacar e fazer uma oficina virtual para ensinar a fazer o “prato da casa”. Ou seja, não é live, é um “produto” diferente, porque é interativo e direcionado, com um número específico de pessoas para participar; assim o chef dará conta de atender e tirar as dúvidas.

Vejam, em nenhuma sugestão o conteúdo vende diretamente o produto mas leva algo de valor. Essa sugestão é para te gerar tráfego, presença digital e relacionamento. O foco dos exemplos não foi venda direta, ok? É preciso entender que para muito além da venda, estabelecer uma comunicação afetiva e permitir o teste é o que vai fazer diferença agora! Abuse da criatividade e teste!

Marketing de Conteúdo – Uma estratégia de venda! 

Falar em marketing de conteúdo passa impreterivelmente sobre o Inbound Marketing; a estratégia que atua de maneira cíclica não necessariamente linear para atrair, converter e criar relacionamento para encantar clientes. O Inbound se baseia, entre outras coisas, na criação e compartilhamento de conteúdos para um público específico.

Academias, restaurantes, pet shops… Como atrair sem poder receber os clientes no espaço físico? Com conteúdo relevante! O Google é a maior ferramenta de conteúdo usada atualmente e o conteúdo é um dos pilares do marketing; sempre existiu e sempre vai existir!

Dentre as muitas plataformas e maneiras que existem hoje para ganhar visibilidade e presença digital, estão as redes sociais. Os canais de comunicação e os formatos são diversos e também devem ser explorados. Tudo isso é avaliado dentro de um planejamento estratégico. 

Para ter presença digital você não precisa estar em todos os lugares com todos os formatos. É fundamental saber onde seu público está para fazer uma comunicação direcionada e estratégica. Dito isso vale destacar que, a técnica na produção de conteúdo é importante, sem dúvida, mas o pilar principal é a solução que o conteúdo apresenta e ainda, se este faz diferença na vida da pessoa. 

Os algoritmos trabalham a seu favor, mas para isso você precisa usar de estratégias que despertem os gatilhos dos algoritmos; imagens, sites responsivos, textos alternativos para as imagens, palavras chaves, etc.

O que está mudando e como se adequar às mudanças é uma das “chaves”. É preciso contextualizar as situações sem receio, porém não precisa exagerar e fazer todo o conteúdo relacionado ao momento da crise. Sim o momento interfere, mas você pode e deve dosar o quanto enfatizá-lo na sua comunicação. É preciso equilibrar esse contexto mostrando que se entende a situação mas, é inviável parar e esperar passar.  

A consistência do seu conteúdo é um dos pilares de sustentação da sua estratégia de comunicação. Precisa ser bom e relevante, afinal marketing de conteúdo não faz milagre. 

Como gerar Novos Negócios & Vendas 

Pra começar, parafraseando a autora Martha Gabriel: “antes de você ter o digital no seu negócio o seu negócio tem que se preparar pro digital”. Em outras palavras, ainda segundo a palestra da empresária Martha, se pergunte: qual é o seu produto? Ele tem fit para existir no novo modelo de negócio, atual? E você, está preparado? Quais aplicativos cabe no seu negócio? 

Nossa dica é que depois de conhecer o seu negócio ou o que você pretende montar, tenha um site e crie um perfil do Google Meu Negócio.

O ecossistema digital te possibilita falar com um público de massa e ao mesmo tempo te permite segmentar a comunicação. 

Vale ressaltar que em todo processo de transformação digital deve ser dado um passo de cada vez para não correr o risco de, como diz o ditado popular, “dar o passo maior que a perna”. Vá com calma, com estratégia e, se possível, tenha uma consultoria especializada como suporte para não perder tempo e dinheiro. 

Saber analisar os motivos de perda e de ganhos é essencial para todo negócio, novo ou antigo. Gerar venda é consequência de uma divulgação bem feita e uma gestão bem estruturada.

Atenção as oportunidades de mercado que surgem por fatores externos. Se por exemplo seu concorrente é afetado pelo “preço do dólar”, destaque seu diferencial de preço x qualidade. 

As pessoas continuam consumindo, independente da crise. Sem dúvida a forma, a quantidade e o que está sendo “consumido” mudou em virtude do cenário; as prioridades mudaram. Mas, fato é que são muitas as necessidades humanas e as prioridades particulares; para além das necessidades básicas. 

Então é o momento das empresas olharem tanto para dentro quanto para fora. Ou seja, olhar o cenário e identificar como se adequar ao contexto; para assim criar e aproveitar essas oportunidades sem ser oportunista.

Conseguir integrar seu produto ou serviço a essa nova realidade, de maneira coerente e honesta, oferecendo soluções para novos problemas tem sido o maior desafio. Mas, como diz Murilo Gun: “Soluções antigas não resolvem problemas novos”. Seja criativo!

Como gerar novos negócios? Pesquise. Procure saber qual solução você pode oferecer a dor do seu cliente. Um novo negócio pode estar dentro do seu negócio atual.

O digital é extremamente importante para qualquer negócio. Apesar da instabilidade externa é fundamental enxergar e entender onde está sua audiência, ou seja, a sua persona; para assim conseguir identificar as oportunidades que podem ser geradas; ainda que se colham os frutos a médio longo prazo.

Saber usar a ferramenta certa é crucial. Por exemplo, a localização é um filtro no Google fundamental porque seu foco de estar na primeira página pode ser segmentado. Caso o seu negócio seja local, por exemplo, e você trabalha com alimentação, é importante estar na primeira página para aquela região. Diferente de quem tem um negócio “sem fronteiras”; e aí as estratégias para o algoritmo vai ser diferente.

Como trabalhar a retenção de clientes

Quando se fala em crise a primeira ação que todos se deparam são com cancelamentos de contrato e/ou pedido de renegociação. Nesse momento existem algumas recomendações e boas práticas de curto prazo.

Atualmente vivemos um cenário extremamente atípico comparado a muitas outras crises econômicas já vivenciadas, tanto por empresas tidas como interprese, ou seja, de grande porte, quanto as small business.

O primeiro passo deve ser entender o contexto e fazer recortes de acordo com a particularidade de cada cliente. Para reter seu cliente é importante entender o cenário específico dele e verificar até onde você pode ir. Existe um ditado popular que diz “não descubra um santo para cobrir o outro”; ou seja, não adianta também você enquanto empresa dar tanto desconto para reter o cliente que a consequência disso será a falência da sua empresa. Essa não é uma alternativa saudável muito menos uma boa prática. É preciso buscar uma maneira de equilibrar as coisas para manter os dois negócios operantes.

Então, quando o cliente traz uma objeção e decide romper um contrato alegando que não é uma prioridade pra ele, é fundamental entender o que está por trás dessa objeção. 

Aqui vale um ponto de atenção: sua solução deve ser genuína. Não adianta inventar que vai resolver só para vender ou manter o contrato. Isso não é honesto, certo? Muitas vezes dizer para o seu cliente: “não sei vamos pesquisar juntos uma solução?”; pode ser a verdade que vai reter ele. Afinal querer ter fórmulas milagrosas nesse cenário é uma falácia oportunista.

É um momento de muita adaptação e flexibilização de processos. Calma e tranquilidade para entender o cenário, tanto interno quanto externo é a melhor das boas práticas. 

Uma lição que podemos tirar disso tudo é que estamos em um momento de escuta. Ouvir o seu cliente para saber até onde você de fato consegue ajudá-lo. Nesse sentido vale muito a boa prática do pensar junto para se manter vivo! 

Uma parceria de negócio em tempos de crise se fortalece pautada no relacionamento, ou seja, não dá para ignorar o cenário e seguir como se nada estivesse acontecendo. Por isso mapear o cenário é essencial. 

Para isso uma dica é: documentar uma nova política de atuação que deve ser reavaliada periodicamente. Afinal, como já foi dito, a situação é atípica e extremamente volátil.

A importância de se manter conectado com seu cliente agora está sendo escancarada. Ou seja, leve essa boa prática para o pós pandemia. Relacionamento! E, para isso é indispensável ter ferramentas de marketing digital. 

Ferramentas para implementar no seu Marketing Digital

Cada ferramenta e canal tem seu papel. Se no momento você só pode fazer um site e alguma rede social, ok. Comece!

Especialmente para quem já tem presença digital e hora de testar; novos formatos e novos horários. Adequar o planejamento, testar e avaliar. 

A mídia paga te dá alcance mas não é garantia de conversão. Por isso é fundamental uma estratégia integrada de comunicação. A automação de e-mails também gera resultado.

Muita gente considera que o marketing digital não dá resultado porque está sendo feito da maneira errada; logo, gera custo e não traz retorno. As ferramentas existem, mas é a união da inteligência artificial com a humana que faz o negócio dá certo!

Use a prova social na sua comunicação. Isso contribui significativamente para gerar confiabilidade e segurança. 

FERRAMENTAS & CANAIS

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Calma não precisa ter tudo, aliás, nem listamos todas! A ideia aqui é apenas dar uma dimensão do que pode ser feito. Espero que tenham gostado e se precisar de ajuda pra começar ou melhorar sua estratégia, entre em contato; certamente conseguiremos te ajudar! 😉