Instagram Shopping – Dicas para criar uma loja de sucesso

As redes sociais seguem a todo vapor inovando e driblando a crise propondo novos modelos de negócios e aprimorando suas ferramentas de vendas. O Instagram Shopping é um ótimo exemplo disso. Até mesmo a gigante alemã BMW se rendeu a rede social abrindo uma loja virtual para tentar conter a queda de 67% em abril comparado ao mês de março.

Antes tínhamos as CTAs – Call to Action, para entrar em contato via ‘direct’ para tirar dúvidas ou demonstrar interesse em determinado produto. Agora há um campo específico pensado em melhorar ainda mais a experiência do usuário. Um ícone com uma sacola de compras permite que o internauta navegue exclusivamente pelas publicações dos produtos, com as informações de preços, cores e tamanhos; tal qual em uma loja física ou até mesmo e-commerce simplificado.

Instagram Shopping

A ferramenta facilitou muito a vida de quem pretende comprar pelo Instagram. Otimizou o processo de vendas e aumentou o engajamento direcionando as postagens para que não se percam na infinita time line.

Basicamente o Instagram Shopping é uma nova ferramenta do Insta que possibilita as marcas adicionarem ao perfil já existente uma loja virtual; nele a marca pode cadastrar os produtos com todos os detalhes e especificações do mesmo, direcionando os seguidores à compra com marcação nas fotos e stories. Porém, link nos stories só para quem tem mais de 10 mil seguidores. O que não impende de uma marca com menos seguidores abrir sua loja no Insta Shopping e usar todas as outras possibilidades da ferramenta.

Vale lembrar que o Instragram Shopping funciona tanto para quem tem um site onde será direcionado as tags, quanto para quem tem a loja virtual exclusiva na plataforma.

Como funciona o Instagram Shopping

As fotos dos produtos são postadas no feed com as devidas marcações de preço e o que mais a marca considerar relevante. Quando o usuário clica na tag, seja do preço ou do nome do produto, o Instagram redireciona o usuário para um local onde irá encontrar mais fotos do produto. Em outras palavras, clicou, entrou no shopping!

Quando o usuário é redirecionado e “entra” no Insta Shopping “abre” um novo feed, só com publicações da sua marca e dos seus produtos.

O Marketing de Influência potencializa ainda mais a ferramenta pois possibilita que influencers digitais direcionem seus “fãs” para o Instagram Shopping, usando as tags dos produtos que indicam.

Pensando em novos modelos de negócios, muitos pequenos empresários podem achar que não tem como atuar com influencers digitais (ID). Atualmente os consumidores estão muito voltados para questões humanas; Então, negociar com porcentagem de vendas é uma opção, ao invés de tratar um valor fixo com o ID. Ou ainda, uma parceria com a troca de produtos pela publicidade nas redes do Influencer.

Instagram Shopping

Stories

Nos stories segue a mesma lógica e, assim como contas de usuários marcam pessoas, perfis de marcas que usam o Instagram Shopping podem marcar seus produtos com as tags; quando o usuário clica é levado à página do item que ele clicou; mas não é só isso: a marca pode usar o filtro de realidade aumentada! Esse recurso permite a sensação de “experimentar” o produto, como por exemplo experimentar um óculos. Essa experiência gera mais interação e potencializa a compra efetiva. Ou seja, o filtro gera mais conversão.

A ideia é que o filtro simule de fato o uso do produto, que por sua vez direciona à uma página com informações ou compra do mesmo, geralmente com uma CTA “Adquira o seu aqui” ou “Compre agora”.

Três motivos para você usar o Instagram Shopping

  • Os recursos são seguros
  • Otimiza seu processo de compra e venda
  • Gera tráfego para o seu site ou quem não tem, aumenta sua presença digital

Precisa de ajuda para otimizar suas redes sociais? Entre em contato que a gente pode te ajudar!