No marketing digital, uma Landing Page (página de destino – em tradução livre) é uma página da web autônoma, criada especificamente para fins de uma campanha de marketing. É onde um visitante “acessa” quando clica em um anúncio do Google AdWords, por exemplo.
As Landing Pages são projetadas com um único objetivo, conhecido como Call to Action (CTA – Chamadas de Ação). Essa simplicidade é o que torna as Landing Pages, uma das melhores ferramentas para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing digital.
Design Centrado na Conversão
As campanhas de marketing são baseadas na experiência do usuário. Uma experiência que converta visitantes em clientes. Uma página de destino deve servir a um único propósito – o objetivo definido da campanha.
Se você começar a construir sem ter uma ideia clara do que está mirando, não terá sucesso. Isso forma a base de um projeto centrado na conversão – um projeto destinado a alcançar essa conversão. Em outras palavras, é tudo sobre persuasão. E as regras de design mudam um pouco quando se trata de projetar Landing Pages centralizadas na conversão.
Os 3 Princípios do Design Centrado na Conversão
# Regra Nº 1 – Prenda a Atenção dos Visitantes
Sua página inteira deve ter a intenção de persuadir o visitante a tomar uma ação específica. Essa ação pode ser fazendo o download do seu e-Book, usando seu serviço, comprando seu produto ou qualquer coisa que sua campanha pretenda alcançar. E, cada elemento deve contribuir para esse objetivo. Quanto menos distrações melhores serão os resultados.
Sua página deve possuir apenas um botão de ação, dessa forma, a atenção é totalmente focada nessa ação e o objetivo fica muito mais claro para o visitante.
É por isso que as campanhas de marketing devem ser vinculadas a uma única página dedicada ao tráfego. Isso ajudará muito na redução das distrações na página. Na maioria dos casos, a página inicial da sua empresa não pretende apenas fazer com que uma única campanha específica seja bem-sucedida. Por isso, se os seus anúncios apontarem para a sua página inicial, o número de fugas aumentará e terá um efeito adverso na sua campanha.
Remova sua Barra de Navegação
Como sua Landing Page tem um único propósito, seus visitantes só devem estar nesse local. Nenhum vazamento para outra página deve distrair seu usuário. Dito isto, as barras de navegação com links para seções diferentes na mesma página podem ser úteis.
Não Utilize Bancos de Imagem
Os usuários sabem quando uma foto não é sua. É perceptível e eles podem até ter visto essa imagem antes. É ainda pior quando a imagem não serve a um propósito muito significativo.
As imagens “compradas” podem, inclusive, diminuir a autenticidade aparente, a exclusividade e o valor da marca. Substitua essas fotos por imagens personalizadas e de alta qualidade. Por exemplo se seu negócio é uma doceria, coloque foto dos doces que reais. Porém se o seu negócio é uma consultoria, aí sim cabe o banco de imagens. Mas aposte também em outras formas de divulgação que passe credibilidade como depoimentos e case.
As ilustrações cambem bem em ambas situações!
Faça as CTAs Falarem
Não mantenha o texto “inscrever-se” no botão de chamada de ação. A HubSpot testou os botões com o texto padrão contra aqueles com uma frase criativa. Os resultados são exorbitantes. O velho e chato “inscreva-se” não tem nenhum poder de convencimento.
# Regra Nº 2 – Coloque as Coisas no Contexto
O contexto na página deve ser poderoso e persuasivo, de modo a aumentar as taxas de conversão. Isso requer que o conteúdo esteja de acordo com o usuário – o quanto o usuário já sabe e o que ele precisa saber para convencer a pessoa.
O canal que foi usado para trazer o visitante deve ter dado um breve resumo, mas não os detalhes, pois os anúncios têm certas limitações. Seu trabalho é manter a mensagem principal igual à do anúncio e também fornecer mais informações que continuem a persuadir.
O design da Landing Page também deve manter a marca e a identidade da campanha, tanto em termos de design quanto de voz.
Brand Voice refere-se ao tom de comunicação e ao estilo de escrita. O tom de voz da campanha deve ser o mesmo que o da marca, pois isso ajuda no branding e aumenta a autenticidade. Esses dois pontos também libertam os visitantes da reinterpretação do título e permite que eles progridam para o conteúdo restante.
A Importância do seu Título
A chamada é o principal meio pelo qual podemos cumprir a promessa e a mensagem que entregamos através do anúncio. Afinal, os visitantes estavam interessados o suficiente no motivo principal da campanha. Portanto, há menos chance de saírem se continuarmos a persuadi-los com mais informações dentro do mesmo esquema (sem falsas promessas!). Por que não usar isso em nossa vantagem?
O título também deve transmitir o ponto exato da campanha e explicar o que é a página. Há uma elaboração mais detalhada desse ponto no próximo aspecto do design centrado na conversão. O título deve ser distinto e informar a utilidade final do produto, e o subtítulo corroborar isso.
# Regra Nº 3 – Alcançar Clareza
Este parece ser um princípio bastante simples, mas muitas páginas de destino não têm isso – tanto em seu conteúdo quanto em design.
Em média, 79% dos usuários da web analisam a página antes de ler. Se fizermos com que os visitantes se esforcem para descobrir a nossa oferta, as taxas de conversão cairão. Ponto.
Hierarquia de Informação
A hierarquia de informações é a ordem com a qual os elementos da Landing Page são apresentados. Os elementos devem ter um fluxo adequado e devem ser conectados, com as informações necessárias e com dominância visual.
Uma ótima maneira de testar a clareza do seu design é o seguinte: aperte os olhos na página ou aplique um Blur a uma captura de tela.
- Os elementos importantes se destacam?
- Eles são suficientes para uma interpretação correta do serviço, oferta ou o que você quer?
Se a resposta for “sim”, você está no caminho certo!
Você está pronto?
Estar equipado com esses princípios básicos ajudará você a deixar seus clientes satisfeitos com taxas de conversão cada vez mais altas.
Você pode sempre contar com a ajuda de profissionais para realizar essa tarefa. Entre em contato com a Santa Fé/FALOMI clicando aqui ou pelo telefone +55 (19) 3836.3315.
Você tem uma opinião sobre esse tema? Seria maravilhoso deixar os outros saberem disso. Compartilhe deixando um comentário abaixo.